Prefeitura inicia nova rodada de oficinas para Plano de Saneamento Básico

A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) inicia, nesta quinta-feira (17), uma nova rodada de oficinas, em formato virtual, que visam apresentar e discutir prospecções para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado de Salvador. Todos os encontros serão realizados ao vivo, a partir das 14h, no canal Seinfra Saneamento, no YouTube (bit.ly/2QyBE4V).

A primeira oficina será realizada com a temática do abastecimento de água. A atividade prossegue na sexta-feira (18), abordando o assunto esgotamento sanitário. Já na terça-feira (22) o tema da oficina será drenagem urbana e, no último dia de discussão, na quarta-feira (23), a discussão será sobre resíduos sólidos.

A ideia é que o público possa contribuir, por meio dos chats, com sugestões e melhorias. Já foram realizadas duas rodadas de oficinas, sendo uma em maio e outra em setembro de 2021. Na ocasião, as ideias e problemáticas levantadas serviram como base para a construção de um diagnóstico sobre saneamento na capital. No canal no YouTube também é possível assistir as oficinas anteriores para acompanhar as etapas de desenvolvimento do plano.

Objetivo – O Plano Municipal de Saneamento Básico Integrado (PMSBI) tem como objetivo estabelecer um planejamento das ações do saneamento que atenda aos princípios da política nacional de saneamento básico. O objetivo é melhorar a promoção da saúde pública para toda a população, diante da melhoria nos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, relacionada ao manejo de resíduos sólidos e drenagem, atrelada ao manejo das águas pluviais urbanas.