Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia construção de novo espaço de estímulo ao empreendedorismo sustentável no Parque da Cidade 

Salvador ganhará uma nova estrutura para fortalecer o ambiente de empreendedorismo inovador e sustentável no município. A Prefeitura deu início à construção do espaço Sebrae Ecos, que ficará localizado ao lado do Centro Municipal de Inovação Colabore, no Parque da Cidade, e que dará apoio a negócios de impacto socioambiental. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta quinta-feira (23) no local. 

O equipamento é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e o Sebrae e será inaugurado em até seis meses. O investimento é de cerca de R$1,5 milhão. Na prática, a nova estrutura vai estimular o desenvolvimento de negócios de alto impacto sociais e ambientais através da oferta de palestras, oficinas, capacitações e consultorias. O público-alvo será micro e pequenas empresas. 

“Muitos pequenos e médios empresários pensam que o tema da sustentabilidade e inovação está fora da realidade deles. E esse novo espaço vai servir para que a gente possa trazer demonstrações práticas de como as empresas podem reaproveitar água e insumos utilizados em suas atividades, em como utilizar energia renovável. De um lado, isso vai aumentar a rentabilidade dos negócios, diminuindo custos. De outro, vai contribuir também no enfrentamento às mudanças climáticas”, explicou o prefeito. 

O gestor acrescentou que o foco é mostrar para o setor produtivo da cidade que é possível desenvolver atividades que causem menos impactos à natureza. “Quem quer hoje ter competitividade não pode deixar de lado as questões sustentáveis e os investimentos em inovação”, completou. 

O Sebrae utilizará instalações de coworking, de salas de treinamento e de auditório para ofertar palestras, oficinas e capacitações. Várias dessas ações serão subsidiadas e gratuitas. Consultores contratados da instituição, inclusive, irão às empresas que serão atendidas para dar suporte na implantação de boas práticas. 

“Será mais um hub de inovação e que, desta vez, terá um aspecto diferente e sustentável para que a gente estimule os micro e pequenos empreendedores a inovarem nos seus negócios”, frisou a titular da Secis, Marcelle Moraes. 

Conceito – O Sebrae Ecos terá arquitetura sustentável e símbolos que remetem à cultura baiana e pontos turísticos de Salvador. Haverá dois módulos de contêineres, pergolado metálico com plantas, pavimento permeável, paredes com revestimento de bambu, caminho com pedras naturais, jardim com área de preservação e bancos coloridos em referência aos casarões do Pelourinho. As instalações farão uso de energia renovável através de painéis fotovoltaicos, além de teto verde, unidade de demonstração de reuso de água, totens interativos, puffs, lixeiras interativas, mesas e quadros informativos. 

“O Sebrae Ecos representa aquilo que há de mais moderno em tecnologia da informação voltada para a sustentabilidade. Assim como o Colabore, este espaço será referência nacional, trazendo exemplos na prática para que empresários e microempreendedores adotem iniciativas em prol do meio-ambiente, que hoje são fundamentais para o desenvolvimento econômico de qualquer região do mundo”, enfatizou o superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury. 

Reportagem: Thiago Souza/ Secom 


Skip to content