Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia construção de pista olímpica de skate em Stella Maris 

Salvador ganhará sua primeira pista de skate olímpica, com 1,2 mil m², que integrará a praça a ser construída na Rua Euler Pereira Cardoso, no bairro de Stella Maris, beneficiando quem pratica o esporte estimulando a formação de novos atletas. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, nesta terça-feira (21), data em que se comemora o Dia Mundial do Skate. 

De acordo com o prefeito, o espaço concentra uma série de equipamentos destinados ao lazer e ao condicionamento físico dos usuários. “Vamos dar início a duas grandes obras. Além da pista de skate, temos neste espaço a construção de uma praça na Rua Euler. A comunidade poderá escolher o nome da praça, que atenderá ao público de todas as idades, com atrativos como quadra de esportes, pista de cooper, parque infantil e academia de saúde”.   

O investimento total do Município para a iniciativa é de R$2 milhões. “Com isso, vamos seguir devolvendo a cidade ao cidadão, levando novos equipamentos para o esporte e entretenimento. Estamos, ainda, reformando todas as dez pistas de skate de Salvador nesse momento, e construiremos ainda mais três novas. A modalidade nunca teve tantos estímulos como agora”, finalizou Bruno Reis. 

A pista de skate visa popularizar e ampliar a prática do esporte na cidade, que cada vez mais ganha adeptos principalmente depois de ser incluído definitivamente entre as modalidades olímpicas nos últimos Jogos disputados em Tóquio, ano passado. A pista que será construída na capital baiana é do tipo Park, que conta com um bowl – similar a uma piscina vazia em formato de tigela – com paredes de até quatro metros de altura. 

O titular da Sempre, Daniel Ribeiro, lembra que Salvador ganhará um novo equipamento visando a formação de novos atletas na modalidade. “Hoje, nesta data emblemática, Salvador inicia a construção de sua primeira pista olímpica de skate. Este equipamento vem reforçar a disseminação deste esporte em Salvador, sendo inserido neste espaço de lazer com dog park, horta comunitária, pista de cooper e quadra de areia, que servirá à população do bairro como um todo. Antes, era um espaço subutilizado e hoje auxilia atletas que buscam aperfeiçoamento pessoal e profissional”, relatou. 

Outras estruturas – A capital baiana dispõe de diversas pistas de skate em parques e praças públicas que são aproveitadas pela população. Boa parte delas é no formato Street – que simula elementos que têm nas ruas das cidades, como corrimões, lombadas, rampas, escadas e vãos. 

As estruturas podem ser encontradas no Parque da Cidade, no Itaigara; na Praça João Mangabeira, na rotatória dos Barris; Praça Conjunto ACM, localizada na Rua Capitão Aloísio Silva, no Canela; Praça Reitor Miguel Calmon, em São Caetano; Praça de Stella Maris, na rua direta de Stella; Praça Dodô e Osmar, na Ribeira; orla de Ipitanga, entre outras localidades. 

Skip to content