A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), iniciou nesta segunda-feira (10) o ordenamento dos ambulantes da Feira do Japão, na Liberdade. De acordo com Paulo Cristiano, chefe do Setor de Feiras da Semop, o trabalho do órgão no local começou com a limpeza da área pela Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) no domingo (9), e entrega das novas tendas hoje aos feirantes.
Com 15 anos atendendo aos clientes na Feira do Japão, o barraqueiro Carlos aprova a mudança das tendas pela Prefeitura. “Ficou melhor. Ajuda nosso trabalho, com mais organização”, disse. Quem concorda com as palavras do colega é a vendedora Elenilza. São 26 anos trabalhando na feira, com o marido e a filha. “Fomos chamados pela Prefeitura para se cadastrar e entregaram hoje”, afirmou, complementando: “Tem que ter organização. Eu estou gostando muito e não tenho nada a reclamar”.
Antes da entrega das barracas, foi feito o cadastro de todos os feirantes do local, num total de 90. Segundo o chefe do Setor de Feiras, houve uma reunião entre os ambulantes e a Semop, onde chegaram a um acordo para estabelecer o ordenamento. “Alguns ambulantes continuaram no mesmo lugar, outros remanejamos, pois estavam em frente de outros comércios da rua que não aceitavam as barracas atrapalhando a passagem”, afirmou. Cada licenciado pagará uma taxa de R$ 16 mensais pelo espaço na Feira do Japão.