Prefeitura inicia nova turma de formação de desenvolvedores no-code

O programa Mais Conhecimento e Inovação Social deu início, nesta semana, à 6º edição do Curso de Formação de Desenvolvedores Maker No-Code. A capacitação acontece no Hub Salvador, no Comércio, e é fruto de parceria entre a Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit) e a Softwell Solutions. A turma é composta por 20 alunos e a iniciativa oferece oportunidade para os participantes desenvolverem aplicativos e trabalharem com ferramentas web no próprio negócio ou trabalho formal.

Para Laiza Bulhões, uma das integrantes da turma composta por 20 alunos, essa é uma nova experiência que permitirá o acesso à novas oportunidades no mercado de trabalho. “Minhas experiências anteriores já não atendiam minhas expectativas. Vejo que a área tecnológica tem crescido muito e por isso decidi buscar algo nessa área. O No-Code é uma novidade que eu estou adorando conhecer e que certamente vai abrir novas portas e possibilidades para mim”, contou.

“O Maker No-Code é uma tecnologia criada pela Softwell há 15 anos. Temos a primeira plataforma No-Code do Brasil e a Prefeitura está nos ajudando a levar essa tecnologia aos jovens e a proporcionar uma transformação digital muito grande na vida dessas pessoas. Isso é muito gratificante para nós, pois acreditamos que o trabalho social e humano é capaz de mudar a vida das pessoas. Graças a essa parceria firmada com a gestão municipal, estamos conseguindo fazer isso”, explicou o gerente executivo da empresa, Adriano Bizzu.

O principal objetivo do Curso de Formação de Desenvolvedores Maker No-Code é aliar o mercado ao meio acadêmico, ajudando estudantes e profissionais a alavancar carreiras e, até mesmo, estimular o empreendedorismo com geração de emprego e renda no segmento tecnológico. De acordo com o diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban, a capacitação oferece aos alunos a possibilidade de que, em apenas duas semanas, saírem com o conhecimento suficiente para serem contratados pelo mercado.

“Se a pessoa tiver um negócio próprio, ela também consegue aperfeiçoar e melhorar o seu próprio business a partir do conteúdo explanado no curso. Se o indivíduo está fora do mercado de trabalho no momento, mas está aqui na sala de aula, ele tem a oportunidade de utilizar o conhecimento adquirido a seu favor e pode, a partir disso, se tornar um empreendedor”, explicou o gestor.

As aulas da 6ª edição do Curso de Formação de Desenvolvedores Maker No-Code durarão duas semanas e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no próprio Hub Salvador. Desde a primeira edição, ocorrida no ano passado, 120 alunos foram formados e uma parte já conquistou novas oportunidades no mercado de trabalho, tanto através de novas contratações, quanto abrindo o próprio negócio. Somente pela empresa Softwell Solutions, mais de 40 pessoas foram contratadas após receberem a capacitação.