Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia primeira turma de mulheres para atuação em energia sustentável

A primeira turma de montador de sistemas fotovoltaicos formada exclusivamente por mulheres foi iniciada na terça-feira (6). O curso gratuito é oferecido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e o Sistema Municipal de Intermediação de Mão de Obra de Salvador (Simm), dentro do Projeto Treinar para Empregar. No total, 24 alunas ingressaram na capacitação, com aulas realizadas na sede do Simm, no Comércio. 

A abertura contou com as presenças das titulares da Secis, Marcelle Moraes, e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, além da diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto. A qualificação profissional dispõe de aulas teóricas e práticas promovidas pela Treinamento e Consultoria (Trecon), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A qualificação possui 62% de taxa de empregabilidade. 

“É uma forma de fomentar e qualificar a mão de obra feminina nesse promissor mercado que ainda é dominado pela atuação masculina. Diante de um cenário cada vez mais crescente em Salvador, que é a utilização de energia sustentável, esses cursos são de extrema importância para capacitar o profissional para atuar neste setor. O mais importante é que a qualificação possui uma altíssima taxa de empregabilidade”, destacou a secretária da Secis, Marcelle Moraes. 

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Salvador ocupa a 36ª posição no ranking municipal brasileiro de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Em 2021, houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica na cidade, que veio acompanhado de uma maior geração de empregos. 

No cenário brasileiro, uma projeção da Absolar aponta que 2022 tem tudo para ser o melhor ano da história do setor fotovoltaico do país, com um crescimento de quase 92% em relação aos números atuais. No ano passado foram 153 mil empregos gerados, um recorde histórico que superou com folga as 86 mil admissões de 2020.

Criado: 07 Dezembro 2022

Skip to content