Prefeitura inicia reconstrução de escola em São Caetano

Uma nova estrutura escolar vai trazer mais qualidade e conforto aos alunos da Escola Municipal Cônego Emílio Lobo, situada na Rua Austricliano de Carvalho, em São Caetano. O prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, assinou nesta quinta-feira (2) a ordem de serviço para demolição e reconstrução da unidade, que terá mais que o dobro de capacidade de atendimento após a conclusão da obra.

Para o prefeito, as obras realizadas na área da Educação têm a capacidade de influenciar, de forma decisiva, o presente e o futuro das crianças de Salvador. “Não há como falar em uma cidade mais justa, com melhor distribuição de renda, com mais autonomia, se não houver qualidade na educação. Somente através da educação podemos dar independência às pessoas e, através do próprio esforço, realizar os nossos sonhos”, declarou Bruno Reis.

Na ocasião, o prefeito também anunciou a autorização para licitação da climatização em 168 escolas, além de outra licitação para instalação de cobertura em todas as quadras das escolas municipais.

Com investimento de R$4,9 milhões, o novo edifício possuirá 1,3 mil m² de área construída. A antiga instalação, que tinha apenas quatro salas de aula e atendia 90 estudantes por turno, dará lugar a uma escola totalmente climatizada, com sistema de reutilização de água pluvial e energia solar e CFTV. Após a intervenção, a oferta de vagas no local será ampliada para 245 alunos por turno.

“Nossos alunos e alunas vão estudar numa escola novinha, com espaços mais amplos, salas de atendimento especial, áreas de lazer e mais conforto. A preservação ambiental também está sendo observada com a implantação de sistemas de captação de energia solar e de reutilização de água pluvial”, disse o titular da Smed, Marcelo Oliveira. “São melhorias que beneficiam nossos alunos, professores, equipes gestoras, enfim, toda comunidade escolar”, acrescentou.

Serão sete salas de aula, uma de leitura e outra Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de quadra coberta, vestiário, cozinha, depósito de congelados, área de serviço, copa para os funcionários, sanitários, elevador, recreio coberto, subestação, guarita e abrigo de resíduos.

Transformação – A diretora da unidade escolar e moradora do bairro, Rosane Barberino, falou emocionada sobre a expectativa em receber uma nova estrutura, após muita luta da comunidade. “Trabalho há 15 anos aqui e a estrutura era péssima. Essa reconstrução é um presente para a comunidade, que precisava e merecia isso. A planta é linda e já nem consigo dormir de ansiedade”, relatou.

A gestora ainda ressaltou que muitos estudantes são filhos de ex-alunos e que a escola possui um grande público de crianças especiais – dos 119 alunos matriculados, 16 são autistas. Enquanto a nova Cônego Emílio Lobo está sendo construída, as aulas são realizadas em uma outra estrutura, situada na BR-324, e os estudantes contam com transporte gratuito.

Para Edvaldo Mendonça, pai do aluno Samuel, de 10 anos, a nova estrutura vai dar mais segurança a quem trabalha e estuda no local. “A escola estava muito degradada, com infiltração, realmente uma situação difícil. Agora a expectativa é de uma unidade bem melhor do que era antes”.

Balanço – Nos últimos 16 meses da atual gestão, a Prefeitura inaugurou 11 novas escolas na cidade. Mais de 100 unidades de ensino foram requalificadas, recebendo diversas melhorias no piso, telhado, instalações elétricas e hidrossanitárias. De acordo com a Smed, mais 14 novas escolas deverão ser entregues ainda neste ano de 2022.