Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia reestruturação em 16 linhas de ônibus

A Prefeitura de Salvador está iniciando o processo de reestruturação do transporte coletivo da cidade. Neste domingo (12), começam as mudanças em 16 linhas que deixam de ser ponto a ponto e passam a ser atendidas por um maior número de ônibus pelo sistema de integração do Bilhete Único. O usuário não vai mais precisar ficar esperando aquele ônibus que demora um tempão e faz mil voltas para chegar ao itinerário.

 

“Com a implantação do Bilhete Único, que permitiu o uso de dois ônibus com o pagamento de apenas uma passagem, está sendo possível reestruturar as linhas de forma que os ônibus sejam mais frequentes nos pontos e as viagens sejam mais rápidas”, explica o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.

 

Segundo Aleluia, com a reestruturação, as linhas serão mais inteligentes. “Não haverá mais aquele tormento de pegar um ônibus cheio e rodar por toda a cidade, passando desnecessariamente por tudo que é canto, perdendo um tempo precioso”. Ele explica que o usuário vai poder pegar o primeiro coletivo para lhe deixar mais próximo de seu destino e, depois, embarcar em outro que o leve até o final, em vez de ficar mofando no ponto. “O usuário passará menos tempo no ponto, fará a viagem mais rápido e pagará apenas uma passagem para pegar dois ônibus”, ressalta.

 

O secretário destaca a necessidade de as pessoas adquirirem o Salvador Card Avulso para se beneficiarem do Bilhete Único. “É importante saber que o benefício de pagar uma passagem e pegar dois ônibus só é possível com o uso do Salvador Card. É nele que se faz a integração dos transportes gratuitamente. Os estudantes e trabalhadores já fazem uso do Salvador Card na meia-passagem e no vale-transporte. Quem ainda não tem pode adquirir o Salvador Card Avulso em 105 pontos espalhados pela cidade”.  

 

Atenção às mudanças a partir de domingo (12)

 

1) A linha Alto de Coutos – Ribeira (1667), que tinha a frota de um veículo, não mais existirá com esse nome, sendo incorporada à linha Paripe – Ribeira.

 

A partir de domingo (12), para chegar ao bairro da Ribeira, o usuário deverá: 1) embarcar na linha 1: Alto de Coutos – Pituba; 2) descer na Avenida Suburbana ou Calçada, no ponto da Leste; 3) embarcar na linha 2. Se o usuário estiver na Suburbana, a linha 2 será a Paripe – Ribeira. Se estiver na Calçada, poderá utilizar todas as linhas com destino à Ribeira e à Península de Itapagipe, que param no ponto da Estação da Leste.

 

2) Para chegar à Barroquinha ou à Estação Iguatemi, os usuários da linha Barroquinha – Rodoviária R3 (0326) passarão a pegar a linha Conj. Marback – Barroquinha (0923), que terá a frota reforçada.

 

O usuário deverá fazer o seguinte trajeto: 1) da Estação Iguatemi ou da Barroquinha, conforme o sentido da viagem, embarcar na linha Conj. Marback – Barroquinha; 2) descer na Estação Iguatemi ou na Barroquinha, também respeitando o sentido da viagem.

 

3) Já os usuários da linha Engenho Velho de Brotas – Barroquinha (0512) passarão a pegar dois ônibus, mas pagando uma só passagem. A integração será entre as linhas Engenho Velho de Brotas – Lapa e Santa Cruz – Barroquinha (0710), usando o Bilhete Único, através do Salvador Card. Não existirá mais uma linha com o nome Engenho Velho de Brotas – Barroquinha, cuja frota será incorporada à da linha  Santa Cruz -Barroquinha.

 

Para chegar à Barroquinha, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Engenho Velho de Brotas – Lapa; 2) desembarcar na rua Frederico Costa e pegar o coletivo da linha Santa Cruz – Barroquinha.

 

4) Os usuários da linha Lapa – CAB (0118) passarão a pegar dois ônibus, também pagando uma só passagem com o Bilhete Único. A integração será entre as linhas Estação Mussurunga – Lapa  e CAB – Circular. A frota que pertencia à linha Lapa – Cab será incorporada a outras linhas da Estação Mussurunga.

 

Para chegar ao CAB, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Estação Mussurunga – Lapa; 2) desembarcar na Avenida Paralela, na altura da Sucab; 3) pegar o ônibus da linha 2: CAB – Circular.

 

5) Já para os atuais usuários da linha Luís Anselmo – Sabino Silva (0523), a integração será entre a linha Luís Anselmo – Lapa e todas aquelas destinadas à Barra, saindo da Lapa.

 

Para chegar à Sabino Silva ou à Barra, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Luis Anselmo – Lapa; 2) descer na Lapa; 3) pegar os ônibus das linhas com destino à Barra. Com a mudança, mais veículos serão incorporados à linha Luís Anselmo – Pituba (0534), cuja demanda é maior.

 

6) A integração para quem deveria pegar a linha Mussurunga 1 – Lapa (1010) será entre as linhas Mussurunga 1 – Estação Mussurunga  e Estação Mussurunga – Lapa. 

 

Para chegar à Lapa o usuário deve: 1) pegar a linha 1: Mussurunga 1 – Estação Mussurunga; 2)  descer na Estação Mussurunga; 3) embarcar na linha 2: Estação Mussurunga – Lapa.

 

7) Os usuários da linha Mussurunga 2 – Lapa (1011) também passarão a pegar dois ônibus, pagando uma só passagem. A integração será feita entre as linhas Mussurunga 2 – Estação Mussurunga  e Estação Mussurunga – Lapa. Não existirá mais uma linha com o nome Mussurunga 2 – Lapa, cuja frota será destinada à linha Estação Mussurunga – Lapa.

 

Para chegar à Lapa, o usuário deve: 1) pegar a linha 1:  Mussurunga 2 – Estação Mussurunga; 2) desembarcar na Estação Mussurunga; 3) embarcar na linha 2: Estação Mussurunga – Lapa.

 

8) Os usuários da linha Pau da Lima – França R1 (1381) passarão a fazer integração entre as linhas Pau da Lima – Nordeste e Colina Azul – França.

 

Para chegar à Avenida da França, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Pau da Lima – Nordeste; 2)  descer na Estrada de São Marcos; 3) usar a linha 2: Colina Azul – França.

 

9) Usuários da linha Pau da Lima – França R2 (1382) passarão a pegar dois ônibus, fazendo a integração entre as linhas Pau da Lima – Nordeste e Colina Azul – França/Campo Grande. Não existirá mais uma linha com o nome  Pau da Lima – França R2, cuja frota será acrescida à linha Pau da Lima – Lapa/Barra (1319).

 

Para chegar à Avenida da França, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Pau da Lima – Nordeste; 2)  desembarcar na Estrada de São Marcos; 3) pegar um coletivo da linha 2: Colina Azul – França.

 

10) Os usuários da linha Pau Miúdo – Pituba (0406) passarão a fazer integração entre as linhas Pau Miúdo – Lapa e Santa Mônica – Pituba.

 

Para chegar ao bairro da Pituba, o usuário deve: 1) pegar a linha 1: Pau Miúdo – Lapa; 2) descer na Baixa de Quintas; 3) embarcar na linha Santa Mônica – Pituba.

 

11)  Os usuários da linha Pernambués – Tancredo Neves (1110) pegarão dois ônibus, Fazenda Grande – Pernambués e Tancredo Neves – Barra, usando o Bilhete Único, através do Salvador Card.

 

Para chegar ao bairro de Tancredo Neves, o usuário deve: 1) embarcar na linha Fazenda Grande – Pernambués; 2) descer na Rua Silveira Martins; 3) usar a linha Tancredo Neves – Barra.

 

12) Os usuários da linha Rua Direta – Lapa (0223) passarão a pegar dois ônibus, integrando as linhas Rua Direta – Fazenda Garcia e Ribeira – Lapa.

 

Para chegar à Avenida da França, o usuário deve: 1) pegar a linha 1: Rua Direta – Fazenda Garcia; 2)  desembarcar na Calçada; 3) embarcar na linha 2: Ribeira – Lapa.

 

13) Os usuários da linha Saboeiro – São Joaquim (1117) farão a integração entre as linhas Saboeiro – Lapa e Cabula VI – Ribeira R1, cuja frota será reforçada com mais dois veículos.

 

Para chegar até São Joaquim, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1: Saboeiro – Lapa; 2) descer na Rua  Silveira Martins; 3) pegar um ônibus da linha Cabula VI – Ribeira R1.

 

14) Os usuários da linha Santa Cruz – Barroquinha (0712) passarão a pegar as linhas Santa Cruz – Lapa e Vale das Pedrinhas – Barroquinha.

 

Para chegar à Barroquinha, o usuário deve: 1) embarcar na linha 1:  Santa Cruz – Lapa; 2)  descer no início da Av. Vasco da Gama; 3) pegar a linha 2: Vale das Pedrinhas – Barroquinha.

 

15) Os usuários da linha São Gonçalo – São Joaquim (1119) passarão a pegar dois ônibus, com a integração das linhas São Gonçalo – Lapa/Campo Grande e Tancredo Neves – São Joaquim.

 

Para chegar até São Joaquim,  o usuário deve: 1) embarcar na linha 1:  São Gonçalo – Lapa/Campo Grande; 2)  descer na Rua Silveira Martins; 3) pegar a linha 2: Tancredo Neves – São Joaquim.

 

16)  Os usuários da linha Cidade Nova – Barroquinha (0405) passarão a pegar dois ônibus, mas pagando uma só passagem. A integração será entre as linhas Cidade Nova – Lapa e Caixa D´Água – Barroquinha. A frota da linha Cidade Nova – Barroquinha será incorporada à linha Caixa D´Água – Barroquinha. 

 

Para chegar à Barroquinha, a pessoa deve: 1) usar a linha 1: Cidade Nova – Lapa; 2) desembarcar na Baixa de Quintas; 3) embarcar na linha 2: Caixa D´Água – Barroquinha.

Skip to content