Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura inicia requalificação urbana para instalação da Praça do Aquidabã

A região do Aquidabã, ponto que já funcionou como terminal rodoviário na cidade e que faz ligação entre Nazaré, Sete Portas, Comércio e Barroquinha, será beneficiada com uma ampla requalificação urbana promovida pela Prefeitura. A ordem de serviço para o início das intervenções no local foi assinada pelo prefeito Bruno Reis, nesta terça-feira (8), buscando devolver à cidade mais um espaço público que estava abandonado.

O chefe do Executivo municipal ressaltou a importância da obra, dentro do esforço municipal para a revitalização do Centro Histórico da cidade. “Hoje está sendo iniciada mais uma grande obra para qualificar esta área da cidade. Aqui terá quadra esportiva, parque infantil, equipamentos de ginástica, e o mais importante: a garantia da manutenção dos quiosques para que os trabalhadores continuem garantindo sua renda. Os quiosques antigos serão melhorados e o terminal atrairá mais visitantes, como parte da estratégia de retomada econômica do município, garantindo mais emprego e renda para esta região”.

A iniciativa terá investimento de R$4 milhões, com recursos próprios da Prefeitura, e prazo de dez meses para conclusão. Com a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a obra abrangerá área de mais de 5 mil m² e o projeto, desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), proporcionará uma verdadeira repaginada na região, incentivando a ocupação de toda essa área que vinha sofrendo com degradação na infraestrutura e consequente falta de segurança.

Intervenções – Os serviços incluirão a retirada da cobertura existente, dando mais luminosidade ao ambiente, requalificação asfáltica das ruas do entorno, pavimentação e passeios com rampas de acessibilidade, assim como melhorias no sistema de drenagem das águas pluviais. Também será implantado um estacionamento em paralelepípedo, e novos atrativos de esporte e lazer passarão a fazer parte do cenário. Está prevista a construção de uma quadra de esportes, parque infantil e equipamentos de ginástica ao ar livre.

Responsável pelo projeto, a presidente da FMLF, Tânia Scofield destacou as melhorias que serão implementadas no novo Terminal do Aquidabã. “Este é mais um projeto inovador na região do Centro Histórico de Salvador, mais um incentivo à dinamização da região. De um grande terminal, o local virou um ponto de ônibus isolado e, em consenso com os comerciantes, decidimos manter os comércios, mas garantir opções de lazer, estacionamento, tudo que ajudasse a dinamizar as ações que são empreendidas por aqui”.

A lista de intervenções envolve, ainda, construções de quiosques para vendedores que atuam no local e de um módulo da Polícia Militar. Toda a iluminação pública será em LED, tecnologia mais econômica e eficiente. A praça terá um inédito paisagismo com plantio de gramado e árvores, bancos e pontos de ônibus com abrigos.  

Expectativa – Permissionária no local, a boleira Joelma Araújo, 39 anos, crê que os negócios irão prosperar no novo terminal. “A situação agora é precária, com mosquitos, sujeira e sem condições de trabalho, principalmente à noite, quando surge também a insegurança. Com a reforma deve melhorar para todo mundo”.

Revitalização do Centro Histórico – A urbanização da Praça do Aquidabã reforça a lista de ações promovidas pela Prefeitura para revitalização do Centro Histórico de Salvador. Dentre as iniciativas já realizadas estão a requalificação da Avenida Cônego Pereira, entregue em 2020, cujos 3km de extensão entre a Avenida Dois Leões ao Aquidabã receberam uma série de melhorias nas áreas de infraestrutura e urbanística, como substituição de pavimentação, passeios, ciclovias, micro e macrodrenagem, instalação de equipamentos urbanos, iluminação pública e paisagismo.

Outra importante intervenção foi a reconstrução do Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, inaugurado em 1965 e que funcionava em situação precária desde 2017, após sofrer um incêndio. O projeto de reconstrução do equipamento foi concebido conservando a tradição do centro de compras e, após a inauguração, em 2020, o local com área total de 4.460 m² passou a abrigar 40 boxes para comercialização de itens diversos, 28 bancadas de hortifruti e seis restaurantes.

Além disso, a estrutura possui elementos de acessibilidade, ambiente para roda de capoeira e estacionamento com vagas para até 30 veículos. O local conta ainda com um santuário, dedicado ao culto de São Miguel Arcanjo.

Mais uma melhoria da lista é a revitalização do Camelódromo da Baixa de Sapateiros, ocorrida também em 2020, atendendo a uma solicitação dos próprios ambulantes, já que o espaço antigo se encontrava degradado. O lugar possui 890 m² e conta com 45 novas barracas, cobertura isotérmica, reestruturação do piso e construção de dois depósitos, além de melhoria da iluminação com lâmpadas em LED e instalação de lixeiras.

Já os quase 10 mil m² do Terminal da Barroquinha passaram por profundas intervenções nas áreas urbanística e de mobilidade, proporcionando melhorias significativas na mobilidade de pedestres e ônibus que circulam diariamente na região. Além disso, a área ganhou elementos paisagísticos e equipamentos de esporte e lazer, para promover maior interação da população com o espaço público. 

A iniciativa, entregue em 2021, compreendeu a redistribuição dos abrigos de ônibus, áreas abertas, segurança viária, acessibilidade universal, conforto para os usuários do sistema de transporte, mobiliário urbano, novos abrigos, lixeiras, além do ordenamento do comércio informal, dentre outros itens.

Em 2019, foi implantado ainda o Quarteirão das Artes, corredor cultural que envolveu a instalação da nova sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Espaço Boca de Brasa e Café-Teatro Nilda Spencer – ao lado do Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos (TGM) e o atual Espaço Metha Glauber Rocha – e requalificação das escadarias da Barroquinha.  A área se conecta à Praça Castro Alves, que também ganhou cara nova em 2020.

Skip to content