Prefeitura inicia recuperação do Monumento a Clériston Andrade

A Prefeitura do Salvador deu início à revitalização do Monumento a Clériston Andrade, de Mário Cravo, localizado na Avenida Anita Garibaldi. A estrutura, inaugurada em 1983 e que foi atingida por um incêndio em outubro do ano passado, tem a obra de recuperação coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes) e executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), com apoio de órgãos como a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Fundação Gregório de Mattos (FGM), Limpurb e Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop).

CLERISTONANDRADE0204

Ao todo, a intervenção terá sete etapas. A primeira delas compreende a retirada do revestimento em mármore, da argamassa e da cúpula em fibra de vidro, além da recuperação e tratamento da estrutura metálica e fixação da estrutura em vidro. A segunda e terceira etapas englobam assentamento do mármore novo e das cúpulas de vidro, com tratamento e limpeza, assim como a impermeabilização da laje da cobertura do monumento.

A quarta e quinta etapas envolvem produção, recuperação e assentamento dos bustos e instalação da nova iluminação. Por fim, a sexta e sétima etapas compreenderão a estabilização do espelho d’água e recuperação urbanística do entorno. “Há etapas que podem ser realizadas simultaneamente”, ressalta o presidente da Desal, Marcílio Bastos.

Ainda de acordo com Bastos, o processo de restauração será um trabalho delicado, devido à importância histórica e o valor simbólico agregado a obra. “Podemos dizer que é um trabalho quase artesanal, pois temos que ter o cuidado de revitalizar a obra, sem que ela perca as características originais”, apontou.