Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura instala centro de referência em direitos humanos

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai implantar um centro de referência em direitos humanos, especializado no atendimento à população em situação de rua, atendendo a recomendação do Ministério Público Estadual. A secretaria está providenciando a recontagem oficial da população em situação de rua, outra recomendação do MP, no sentido de viabilizar o projeto.

Segundo o secretário Mauricio Trindade, o conjunto de medidas que serão adotadas pela pasta tem como objetivo facilitar a reintegração das pessoas em situação de rua à sociedade com a implementação de serviços e programas que compõem as políticas públicas de saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda, destinados a esse segmento populacional. Estima-se que Salvador tenha 3,5 mil moradores de rua.

“Estamos trabalhando na ampliação e reestruturação da rede de acolhimento temporário com a criação de novas vagas e leitos para melhor atender as pessoas em situação de rua. Em todas as abordagens que realizamos, cadastramos no Programa Minha Casa Minha Vida e encaminhamos quem estiver interessado em trabalhar para nosso Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM)”, pontua o secretário.

Em relação ao prédio da antiga casa de saúde Ana Nery, atualmente invadido por mais de 300 pessoas em situação de rua, já foi definida a instalação de uma escola em tempo integral no local. Até o dia 30 de setembro, a Semps encaminhará as pessoas que ocupam o local para casas de familiares ou disponibilizará aluguel social. Uma opção também será o encaminhamento para os abrigos municipais ou de entidades filantrópicas conveniadas.

Skip to content