Prefeitura instalará mais seis Cras na cidade

A partir do mês de outubro, Salvador começará a ganhar mais seis novas unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), administradas pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). O primeiro a entrar em funcionamento, já na próxima semana, é o Cras Plataforma. Localizado na Associação de Moradores do bairro (Ampla), o Centro vai atender à população do bairro e comunidades vizinhas.

De acordo com o secretário da Semps, Mauricio Trindade, ainda em outubro será inaugurado o Cras Engomadeira e os outros quatro serão entregues à população até dezembro, aumentando de 21 para 27 o número de Centros de Referência na cidade. “A finalidade é de ampliar o leque de opções para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e que acessam os serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família ou desejam se inscrever no Cadastro Único que dá acesso aos programas de Programas Sociais do Governo Federal, às famílias de baixa renda, a exemplo do Bolsa Família”, pontua Trindade.

Descentralização – Além dos postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), os Cras também farão as pré-matrículas para os cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec), que são oferecidos pelo município aos beneficiários do Bolsa Família e seus dependentes. “Para que possamos atender as pessoas com rapidez e qualidade, sem que elas necessitem se deslocar de seus bairros para o centro da cidade, estamos descentralizando nossos serviços e aumentando o número de computadores, conectados à internet, nos Cras espalhados pela cidade”, destaca o secretário.