Prefeitura intensifica fiscalização do transporte coletivo aos domingos

Intenção é garantir o cumprimento do número exigido da frota e do benefício do Domingo é Meia à população

Desde o início do programa Domingo é Meia, da Prefeitura do Salvador, a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) tem intensificado a fiscalização do transporte coletivo. Os agentes acompanham as estações de transbordo, principais terminais e garagens de empresas para garantir o número exigido da frota e o benefício à população do pagamento da meia-tarifa (R$1,40), em dinheiro, aos domingos. Até o momento, não foram encontradas irregularidades referentes à diminuição da frota.

“As situações irregulares que registramos são comuns, como falta de cobrador ou motorista para cumprir a viagem. Nesses casos, a empresa é autuada e paga uma multa de R$482, em média, por viagem não-cumprida. Além disso, disponibilizamos sempre frota reguladora nas estações, para solucionar o problema”, relatou o gerente de Fiscalização de Transporte da Transalvador, Gisleno Carvalho. Ele ressaltou também que qualquer irregularidade envolvendo transporte coletivo pode ser comunicada ao Serviço de Informação e Atendimento à Comunidade (Seac), no telefone 2109-3641.

Nos domingos e feriados, quando o fluxo de pessoas nas ruas é menor, a frota de ônibus é de até 50% do total disponibilizado nos dias úteis. Atualmente, Salvador possui 2.819 veículos distribuídos em 620 linhas. São 2.528 ônibus e 291 microônibus para atender aos usuários do transporte coletivo.

Fiscalização dos ônibus – A ação da Gerência de Fiscalização de Transporte acontece nas garagens de empresas, nos terminais e estações de transbordo, nos principais corredores viários (grandes avenidas) e finais de linha de bairros. Além da fiscalização do número exigido de ônibus para circulação, os cerca de 300 agentes de transporte estão autorizados a fazer apreensões de veículos ao pátio da Transalvador, no Vale dos Barris, recolhimento dos veículos à garagem para refazer vistoria e autuações de infrações.

As empresas de ônibus, atualmente, estão sujeitas a penalidades como multas, ou mesmo suspensão de determinada linha, no caso de operarem irregularmente. Se houver linha submetida à suspensão, outras empresas são imediatamente acionadas para substituí-la na operação. Além da vistoria anual obrigatória, os ônibus ainda podem passar por inspeções eventuais, feitas a partir de reclamações de usuários ou de solicitação dos agentes de fiscalização da Transalvador.

Licitação do transporte coletivo – Para melhorar a qualidade do serviço e estimular o uso do ônibus pela população de Salvador, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut) deverá concluir no segundo semestre o processo de licitação para concessão do transporte coletivo sobre pneus. O novo sistema permitirá modernizar a frota, que terá veículos mais confortáveis. O uso de tecnologia embarcada, como o GPS, facilitará o controle da operação, fiscalizando com mais eficácia as paradas nos pontos e os horários, fazendo-se cumprir as viagens programadas.

Em junho, foi publicada no Diário Oficial do Município uma portaria que determina a substituição de todos os ônibus com mais de 10 anos até o dia 31 de agosto. Para os coletivos entre oito e 10 anos, o prazo se estende até o dia 31 de outubro. Todos os novos veículos deverão ser adaptados às condições de acessibilidade. Os ônibus deverão ter também motorização padrão Euro V, o que reduz a emissão de gases poluentes. Outra exigência é a ventilação forçada dos novos veículos, que ainda contarão com portas nas duas laterais, permitindo a eliminação da mão inglesa nas faixas exclusivas de tráfego.