Prefeitura intensifica fiscalização em toda orla da cidade

A Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) iniciou na manhã desta terça-feira (01l), em Piatã, uma ação de fiscalização nas praias de Salvador para coibir o descumprimento ordenamento da orla. O órgão tem recebido muitas denúncias dos banhistas sobre cobrança de utilização de mesas e cadeiras do kit doado pela Prefeitura, além de problemas referentes à falta de higiene e excesso de equipamentos armazenados na areia.

A titular da Semop, Rosemma Maluf, destaca que só podem trabalhar na praia quem cumprir a portaria que trata do ordenamento da orla da cidade. “Pelo que foi estabelecido, só podem ser usados na faixa de areia equipamentos móveis, como sombreiros, cadeiras de alumínio e banquetas removíveis. Quem não se adequar à legislação poderá perder seu posto, mesmo que seja licenciado”, adverte a secretária.

Ela lembra que o ordenamento obedece a uma proposição da Justiça Federal. Ainda segundo a secretária, também foram identificados ambulantes atuando com licenças emitidas por associações. Ela ressalta que esses documentos não têm qualquer validade, pois somente a Semop pode emitir a autorização.

A operação de ordenamento, que conta com o apoio da Guarda Municipal, segue até domingo e vai cobrir todo trecho de orla continental da cidade, de São Tomé à Praia do Flamengo. “Os permissionários que estão trabalhando hoje nas praias deveriam se sentir privilegiados, pois há uma grande demanda de profissionais que não puderam ser contemplados com a autorização para prestar esse serviço”, enfatiza a secretária.

Segundo o coordenador de Fiscalização e Ordenamento da Semop, Braz Pires, a ação foi iniciada em Piatã devido ao grande número de reclamações sobre o ordenamento na área. Ele conta que, até o final da manhã, foram recolhidos itens como mesas, cadeiras, freezer, caixas térmicas de isopor e caixas de cerveja. Setenta e três agentes de fiscalização estão atuando na operação que vai durar todo o dia, no sentido Praia do Flamengo.