Prefeitura intensifica imunização da população de Ilha de Maré

O sol ainda aparecia tímido quando as equipes de imunização da Prefeitura de Salvador se preparavam para uma importante missão nesta quarta-feira (29): vacinar os moradores das comunidades de Bananeiras e Martelo, na ilha de Maré. A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar cerca de mil pessoas nas duas comunidades, durante todo o dia.

Após a retirada das doses no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Avenida Vasco da Gama, os vacinadores enfrentaram quase uma hora dentro do carro até o terminal marítimo de Aratu. A partir daí, foram mais 30 minutos de travessia com lancha rápida e mais outros dez minutos de remadas numa canoa para chegar até a ilha.

As doses do imunizante contra gripe e Covid-19 já estavam sendo esperadas com muita expectativa nas localidades. A dona de casa Maísa Soares, 53 anos, foi a primeira da fila – ela recebeu a dose de reforço contra o coronavírus.

“É muito importante todos se protegerem. Cheguei cedo para garantir minha dose. Se cada um fizer sua parte, a gente vai conseguir vencer essa doença”, destacou Maísa.

“Tanto no início da estratégia contra o coronavírus quanto da influenza na cidade, tem sido priorizada a imunização da população ribeirinha das ilhas. É uma forma de manter a proteção desse público e minimizar os riscos de disseminação viral nessas localidades”, afirmou o titular da SMS, Leo Prates.