Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura intensifica manutenção em redes de drenagem

Para garantir o escoamento de água nas vias públicas no período chuvoso e, assim, evitar alagamentos, a Prefeitura tem intensificado a manutenção e desobstrução de redes de drenagem, a exemplo de bueiros e bocas de lobo, e a limpeza de canais. Somente no último trimestre, a ação, executada pela Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman), já atingiu um total de 110 mil metros de rede e canais. 

A medida também é complementada pela recuperação de pavimentos e escadarias, assim como podas, supressões e paisagismo em árvores, arbustos e palmáceas, dentre outros serviços. O trabalho pode ser manual ou mecânico, que consiste na retirada de material sedimentado e restauração das estruturas para melhorar o escoamento. 

“Todas estas medidas visam manter o funcionamento hidráulico das galerias, condutos e dispositivos coletores que integram a rede de micro e madrodrenagem da nossa cidade, reduzindo os transtornos à população de Salvador durante o período mais intenso das chuvas”, destaca o titular da pasta, Luciano Sandes. 

De acordo com o órgão, as medidas preventivas realizadas têm assegurado o bom funcionamento do sistema de drenagem. Essa situação é comprovada pelo baixo índice de ocorrências e normalização das retenções ou alagamentos reportados, com o rápido escoamento das águas nas vias de tráfego após a finalização das chuvas.

Skip to content