Prefeitura intensifica o diagnóstico precoce da sífilis na capital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Coordenação de DST/Aids, realiza até sexta-feira (18) a Semana de Incentivo ao Diagnóstico de Sífilis. A ação tem o intuito de sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Para isso, será oferecida gratuitamente nas 89 unidades de saúde do município a testagem rápida para detecção da doença. A lista dos postos pode ser acessada no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Apesar de ser uma doença infecciosa de tratamento fácil, rápido e barato, a sífilis ainda representa um grande desafio para a saúde pública. Transmitida principalmente através do ato sexual, torna-se crônica se não for tratada, comprometendo várias partes do corpo.

A bactéria da sífilis – Treponema pallidum – também pode infectar o bebê durante a gravidez, causando graves problemas de saúde na criança, levar ao aborto espontâneo ou morte perinatal. O diagnóstico precoce e o tratamento da gestante são medidas simples e eficazes na prevenção dessa forma da doença, por isso a realização correta do pré-natal é muito importante.

Números – Entre os anos de 2000 e 2012, a Bahia registrou mais de 3.200 casos de sífilis em gestantes e quase 1.900 casos da forma congênita da doença, ou seja, transmitida da mãe para o bebê. Para o período de 2007 a 2012 foram notificados no município de Salvador 690 casos em gestantes e 542 de sífilis congênita. O elevado registro de casos congênitos sugere a necessidade de ampliação da cobertura e qualidade do pré-natal nas unidades de saúde.