Prefeitura intensifica trabalho de manutenção para a Copa do Mundo

Com a proximidade da Copa do Mundo, a Prefeitura de Salvador está intensificando uma série de ações de manutenção e conservação na infraestrutura para receber os 670 mil brasileiros e estrangeiros que virão visitar a cidade neste período, movimentando a economia local. O trabalho é realizado pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Civil e Infraestrutura (Sindec), e envolve intervenções como limpezas de canais e recuperação de passeios e meios-fios.

De acordo com o diretor de Manutenção e Conservação da Sucop, Luciano Sandes, a prioridade é a área no entorno da Arena Fonte Nova. “Todo trabalho na chamada área de restrição que inclui o Dique do Tororó estará pronta até o dia 21 maio. Nas outras áreas, os serviços serão finalizados nos dias anteriores ao início do evento”, explica Sandes.

copa

Entre as ações que estão sendo implementadas se destacam a correção do meio-fio e construção de novos passeios na alça de acesso à Arena Fonte Nova, a limpeza, pintura e recuperação da fonte histórica da Ladeira da Fonte. O serviço na ladeira inclui ainda a colocação de meio-fio, de passeios e revisão do sistema de microdrenagem. Na área do Dique, já foi iniciado a poda de árvores, assim como o serviço de drenagem. Toda a área será revisada pela equipe da Operação Tapa-Buraco.

Fora da área de restrição já estão em andamento a limpeza do Canal dos Barris e a recuperação dos passeios públicos do bairro. Outro ponto de atuação é a Avenida Joana Angélica, cujo piso em pedra portuguesa passará por melhorias, trabalho que será também realizado na Estação de Aquidabã. Todo o passeio da Avenida Castelo Branco (Vale de Nazaré) será recuperado até a Arena Fonte.

Na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), a Sucop fará a limpeza, correção e desobstrução dos dispositivos de microdrenagem. Na Avenida Centenário será feita a  revisão e recuperação dos dispositivos de micro drenagem, além da reforma nos passeios em pedra portuguesa, além de colocação de rampas de acesso a deficientes físicos no ponto de ônibus em frente ao Shopping Barra.

Para a Avenida Oceânica (Barra), para onde deve se dirigir grande número dos turistas que virão à cidade, estão previstos a correção dos passeios no canteiro central em asfalto, ou requalificação de todo o passeio em concreto,  além da manutenção dos dispositivos de micro drenagem com desobstrução de rede.

No bairro do Rio Vermelho, tradicional ponto da boemia da capital baiana, as intervenções envolvem  a recuperação dos passeios públicos da Praia da Paciência, com atenção a balaustrada de acesso à praia e recuperação da escadaria de acesso. Também serão desobstruídos os dispositivos de micro drenagem da Paciência, do Mercado do Peixe e das ruas Odilon Dórea e Fonte do Boi.