Prefeitura interdita evento fechado em Ondina

No final da manhã desta terça-feira (2), fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) interditaram um evento fechado que aconteceria às 14h, na ladeira de acesso ao zoológico, em Ondina. A festa não tinha alvará de funcionamento e de autorização sonora da Sedur, e fere o decreto que proíbe apresentações artísticas, de acordo com o disposto no inciso II do art. 2º do Decreto nº 33.238, de 07 de dezembro de 2020. Dois equipamentos sonoros que seriam utilizados no show também foram apreendidos por equipes do órgão.

Além disso, 28 estabelecimentos foram orientados a fechar no Rio Vermelho, durante força-tarefa da Prefeitura realizada hoje, tradicional dia de homenagem a Iemanjá. De acordo com o decreto municipal, apenas os serviços essenciais têm autorização para funcionamento, e os bares e restaurantes poderão reabrir a partir das 19h até 0h.

A medida foi adotada para evitar aglomerações no local, diante deste momento de pandemia da Covid-19. Desde a segunda-feira (1º), prepostos da Guarda Civil Municipal (GCM) e das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Ordem Pública (Semop), de Manutenção (Seman) e de Mobilidade (Semob), além da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), com apoio da Polícia Militar (PM-BA), atuam para garantir o cumprimento dos decretos e protocolos de combate ao novo coronavírus.

Avaliação – O diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão, fez uma avaliação positiva das ações municipais até o início desta tarde.  “Estivemos com os comerciantes para que todos tivessem ciência formal do que pode ou não fazer no dia de hoje. Quem descumprir está sujeito às sanções do decreto”, alertou Brandão.

O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima avaliou a operação como tranquila no turno da manhã. “A gente estava acostumado a ver muita gente aqui no Rio Vermelho logo cedo, o que não está acontecendo hoje. Esperamos que não haja problemas durante todo o dia”, declarou.

Decreto – De acordo com o decreto municipal, bares e restaurantes do Rio Vermelho só poderão abrir nesta terça (2), a partir das 19h. Está proibido o funcionamento de food trucks, comércio informal, ambulantes, carros de som e afins, assim como os depósitos de bebidas.

Também é vetada hoje a venda de bebidas alcoólicas em postos de combustível, delicatessens, padarias e similares. Já os comércios e serviços essenciais estão abertos normalmente, a exemplo de supermercados, padarias, açougues, farmácias, agências bancárias e lotéricas, estabelecimentos que funcionam em regime de delivery (sem retirada no local), estabelecimentos de saúde e clínicas veterinárias.

Além disso, os pescadores do Rio Vermelho poderão exercer atividade de pesca e venda de mercadorias sem restrições. Desde ontem (1°) até meia-noite de quarta-feira (3), os acessos à praia do bairro estão interditados, no trecho que vai do Buracão ao restaurante Sukiyaki.