Prefeitura investe R$ 180 milhões em obras de requalificação asfáltica

A Prefeitura ampliou os investimentos para requalificação asfáltica na cidade, melhorando a qualidade da malha viária das vias com maior desgaste. Já foram autorizados R$ 50 milhões para as obras, de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), e mais R$ 30 milhões serão liberados nos próximos dias. O prefeito ACM Neto também aprovou a liberação de mais R$ 100 milhões, que serão licitados dentro de 15 dias. São, portanto, R$ 180 milhões investidos na malha viária da cidade, além do empréstimo de R$ 50 milhões após aprovação pela Câmara de Vereadores.

Serão realizadas com esses investimentos obras de recapeamento, pavimentação e drenagem, beneficiando áreas como as avenidas Juracy Magalhães, ACM e Luiz Tarquinio, Otávio Mangabeira, Avenida Paulo VI, Vale do Canela, San Martin, Estrada Velha do Cabrito (Alto do Cabrito), Rua Padre Luiz Figueira (Engenho Velho de Brotas), Estrada do Matadouro (Cajazeiras), Rua Petronília Dércia (Valéria), Alameda Dilson Jatahy Fonseca (Stella Maris), entre outras. Com relação às obras realizadas através do montante de R$ 100 milhões, a Sindec trabalha para levantar mais ruas e avenidas com necessidade emergencial de intervenções.

OBRASREQUALIFICACAO1309As frentes de serviço começam a atuação em massa na primeira quinzena de outubro, mas ações já iniciaram na Avenida Juracy Magalhães, que está em andamento, Caminho de Areia e Avenida Otávio Mangabeira, com investimentos da ordem de R$ 5 milhões. Aliado a isso, a Sindec, através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), realiza Operação Tapa-Buracos para corrigir problemas na malha viária de modo emergencial. Só nessa operação, já foram investidos R$ 6 milhões desde o início da gestão, com mais de 35 mil toneladas utilizadas.

A usina para fabricação do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente) funciona, atualmente, com capacidade máxima. São produzidas 400 toneladas de asfalto por dia, divididas por equipes que trabalham nos três turnos, respeitando a determinação do prefeito ACM Neto para que o procedimento não seja realizado em horários de pico em áreas de grande movimentação de veículos. Em algumas regiões, a Operação Tapa-Buracos tem sido executada de modo permanente, como Subúrbio e São Cristóvão. Já foram beneficiadas diversas áreas, como Via Regional, Avenida Luis Viana Filho (Paralela), Águas Claras, Pau da Lima, São Marcos, Pau da Lima, Nazaré, Stiep, Pituba, Costa Azul, entre outras.