Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura investe R$ 2,5 milhões em editais do Polo Criativo Boca de Brasa

Criado: 23 Agosto 2022

Criados para dinamizar o setor cultural em Salvador, após o flagelo econômico provocado pela pandemia, foram lançados nesta terça-feira (23), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, os novos editais do Polo Criativo Boca de Brasa, com o objetivo de fortalecer e gerar novas oportunidades voltadas para a economia criativa, a partir da abertura de novos espaços, capacitação, formação de mão de obra especializada e investimento financeiro e técnico, com vistas para o crescimento do setor na cidade. A iniciativa contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, da titular da Semdec, Mila Paes e diversas autoridades municipais. 

De acordo com o prefeito, essa é mais uma iniciativa para fortalecer e apoiar os artistas e desenvolvedores do setor na cidade. “Salvador hoje tem diversos movimentos culturais. Esse é um dos polos que devemos estimular, com espaços físicos, as ações nas comunidades para desenvolver essas atividades. E para isso é muito importante o projeto Boca de Brasa. Sabemos que o setor tem capacidade de gerar emprego e renda, além de projetar e descobrir talentos para o Brasil e para o mundo. Temos um histórico de apoio ao setor cultural, com investimento que contemplou cerca de 13 mil pessoas, além da Lei Aldir Blanc, que nem todas as prefeituras do Brasil conseguiram utilizar”, avaliou Bruno Reis. 

A titular da Semdec destacou a necessidade de explorar a economia criativa, que, apesar de visível, ainda é incipiente na capital baiana. “Hoje o setor cultural representa somente 1,5% do nosso PIB, o que ainda é muito pouco. Queremos reduzir as desigualdades em nossa cidade e estamos trabalhando setores ainda não desenvolvidos adequadamente na capital baiana, buscando fortalecer uma atividade econômica ainda pouco explorada na cidade, como é o caso da economia criativa. Sabemos que o potencial a desenvolver ainda é enorme e que pode impactar bastante no crescimento do PIB de nossa cidade, mapeando quem atua neste setor, empresas, pessoas, etc. Hoje temos formalmente o dado de que cerca de 20 mil pessoas atuam nesta área, mas sabemos que o número é muito maior”. 

Fernando Guerreiro explicou um pouco do que virá por aí a partir do lançamento destes editais. “Hoje temos um histórico de 109 atividades e cerca de 70 mil pessoas alcançadas, desde o início do projeto, até 2022. Agora, com planejamento até 2024, vamos abrir mais seis novas unidades do Boca de Brasa, situadas em Ilha Amarela, no Mané Dendê, região do Subúrbio, e em Itapagipe, com a construção de um novo Teatro Sesi no Largo do Papagaio. Além disso, aliado à Semdec, teremos a formação de profissionais para a área cultural, dentre outras ações voltadas para o setor”. 

Polo Criativo – O projeto Polo Criativo Boca de Brasa é desenvolvido através da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Emprego e Renda (Semdec), com a perspectiva de fomentar a cadeia da produção cultural e movimentar a economia criativa da cidade. O edital para a formação dos Polos Criativos é voltado para organizações da sociedade civil (OSCs) e as inscrições estão abertas até o próximo dia 12 de setembro. 

Nesta edição de estreia, cada proposta aprovada atuará em um dos cinco Polos Criativos, que contemplam toda a extensão das regiões administradas pelas Prefeituras-Bairro de Cajazeiras, Centro-Brotas, Cidade Baixa, Subúrbio-Ilhas e Valéria. Os projetos devem prever a implementação de ações formativas no âmbito das Escolas Criativas Boca de Brasa, que promovam a seleção, formação, certificação e difusão de iniciativas culturais e criativas nos seus respectivos territórios. A perspectiva é de que as próximas edições do edital contemplem as demais regiões administrativas.

Já as Escolas Criativas Boca de Brasa são entendidas como os processos formativos e criativos oferecidos às iniciativas culturais existentes nos territórios, que visam a capacitação e qualificação artística, técnica e empreendedora. A proposta é que elas contribuam para a dinamização e potencialização dos Espaços Boca de Brasa. As propostas que constituem as Escolas Criativas podem ser executadas tanto nos Espaços Boca de Brasa, quanto em edificações da própria OSCs e/ou em outras instalações apropriadas existentes no território. 

Cada uma das cinco propostas selecionadas receberá R$500 mil para executar o projeto e terá 14 meses, a partir da assinatura do Termo de Colaboração, para executar a proposta. O resultado dos trabalhos formativos vai compor a programação do Festival Boca de Brasa. Informações e esclarecimentos poderão ser obtidos junto à FGM, através do telefone (71) 3202-7832 (de segunda a sexta-feira das 13h às 17h) ou através do e-mail bocadebrasa@salvador.ba.gov.br

Pelo menos metade das atividades previstas no projeto deve ser realizada nos Espaços Boca de Brasa, localizados em seus respectivos Polos. As demais ações poderão ser realizadas em outros espaços culturais ou instituições – públicas, privadas ou comunitárias – do território. A perspectiva é descentralizar as ações nestas regiões e contribuir para o estímulo ao empreendedorismo, inovação e atuação em rede, como também promover a ocupação e dinamização desses espaços. 

Oficina – Após o evento de lançamento dos Polos Criativos Boca de Brasa, o Teatro Gregório de Mattos recebeu a Oficina de Orientação aos Proponentes, voltado para os interessados em submeter seus projetos ao edital. A oficina apresenta desde as etapas de submissão dos projetos, os requisitos e os documentos necessários, os critérios de avaliação, até os processos de contratação do proponente no novo mecanismo de fomento.

Skip to content