Prefeitura investe R$30 milhões em recuperação de escadarias de Salvador

Salvador tem uma topografia peculiar, repleta de vales, morros e, em muitas ocasiões, são as escadarias que dão acesso e facilitam o deslocamento da população dessas áreas de relevo irregular. Para garantir acessibilidade e melhorar a mobilidade do soteropolitano, a Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (28), o primeiro programa municipal de recuperação de escadarias. Os detalhes do Degrau no Grau foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em cerimônia realizada na Rua 5 de Novembro, no bairro do Pau Miúdo.

Também estiveram presentes na ocasião o secretário de Manutenção da Cidade (Seman), Luciano Sandes, demais gestores municipais e lideranças comunitárias. Durante o lançamento do programa, o prefeito informou que o investimento total para o Degrau no Grau é de R$30 milhões, e destacou a importância das escadarias para a locomoção das pessoas em boa parte da cidade. Bruno Reis aproveitou a ocasião, ainda, para assinar a construção e reforma de 84 novos equipamentos, sendo 20 deles na regional Liberdade/São Caetano.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, ao longo dos anos, a Prefeitura já construiu ou reformou 500 escadarias em toda a cidade. O programa chega para consolidar esta ação, incluindo também itens de acessibilidade, como rampas e corrimãos, além de drenagem, buscando garantir melhor qualidade de vida para as famílias.

“Os equipamentos levam, no máximo, 60 dias para ficarem prontos. São escadas drenantes que não permitem que a água e a sujeira invadam a casa das pessoas. Este trabalho traz segurança para as famílias, conforto e acessibilidade para idosos e crianças, trazendo impacto direto na vida das pessoas”, declarou Bruno Reis.

O vigilante Luis Carlos dos Santos, de 41 anos, morador do Pau Miúdo há 15 anos, explicou que, antes da reforma, as pessoas tinham grande dificuldade em trafegar pelo local, devido ao risco de quedas e outros acidentes. “A instabilidade estrutural dessas escadas, principalmente quando chovia, complicava a vida de todo mundo. Agora, com a requalificação, melhorou bastante e se tornou bastante seguro para a população, facilitando a vida de todos”.

Avanço – O secretário de Manutenção, Luciano Sandes, ressaltou que a gestão municipal já vem trabalhando com recuperação de escadarias nos últimos anos. “Este é um programa consolidado, e agora intensificado, que está alcançando 500 equipamentos públicos em menos de dois anos. Neste período, temos obras concluídas, em execução e outras prontas para iniciar obras. Nossa previsão é alcançar 550 escadarias no total até o final deste ano e a tendência é ampliar o serviço até o final da gestão. Este é um trabalho importantíssimo para a mobilidade das pessoas em nossa cidade”.

Além dessas 84 obras anunciadas nesta quinta-feira, a reforma de 15 outras escadarias foram iniciadas em 2022, estando sete delas concluídas nos bairros do Barbalho, Pau Miúdo, Brotas, Curuzu (duas), Cosme de Farias e Luiz Anselmo. Além disso, oito escadarias seguem em execução nas localidades de Jardim Nova Esperança, São Marcos (duas), Águas Claras, Pau da Lima, Arenoso e Pernambués (duas).