Prefeitura já efetuou 26 mil trocas de lâmpadas em seis meses

A melhor maneira de trocar uma lâmpada quebrada na rua, bem como garantir a segurança viária a partir da substituição do sistema de iluminação nas vias, é utilizar os canais oficiais da Prefeitura. Entre janeiro e junho de 2021, a Diretoria de Iluminação Pública Dsip), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), já substituiu 26.233 lâmpadas em vários pontos da cidade.

As solicitações podem ser feitas através do Fala Salvador 156, pelo portal www.falasalvador.ba.gov.br, ou comparecendo a uma das dez unidades de Prefeituras-Bairro espalhadas pela capital baiana, mediante agendamento prévio. Outro meio disponibilizado para o cidadão é o WhatsApp (71) 98549-8728.

A prestação de serviço ocorre entre 24h e 48h após a solicitação, respeitando o grau de urgência estabelecido pela Dsip/Semop. Serviço considerado essencial, a manutenção do sistema de iluminação ocorre diariamente na capital baiana. As principais ações disponibilizadas pela Dsip são manutenção de postes públicos, troca de lâmpadas e luminárias acesas durante o dia ou piscando.

“Temos um prazo de 24 horas para solucionar situações consideradas emergenciais, a exemplo de apagões em rodovias. Os demais protocolos, como lâmpadas queimadas, são resolvidos em 48 horas, sempre atendendo as solicitações realizadas através dos nossos canais de solicitação”, explica o gerente de Monitoramento e Manutenção da Dsip, Leonardo Pimentel.

A partir da solicitação, é gerado um protocolo de atendimento que possibilita, após realização do serviço, ligar para o solicitante para saber se o serviço foi realizado a contento, em tempo hábil e conforme a solicitação. “Assim, conseguimos manter um controle de qualidade”, informa Pimentel.

Investimento – Atualmente, a capital baiana possui cerca de 170 mil pontos de iluminação na cidade. Desse total, quase 80% são lâmpadas de LED, mais eficientes, econômicas e que colaboram com a sustentabilidade do meio ambiente, devido à inexistência de gases no bulbo e feitas com material reciclável.