Prefeitura já investiu mais de R$2,5 mi na Operação Dengue em 2021

A Campanha Municipal de Mobilização contra o Aedes – Operação Dengue, lançada no último dia 18 pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já conta com investimento de mais de R$2,5 milhões apenas no ano de 2021. Em meio à pandemia, a pasta elaborou um plano de contingência estratégico, com suporte de inovação tecnológica, insumos, serviços e novas abordagens na luta contra o Aedes Aegypt, mosquito causador da zika, dengue e chikungunya.

De forma pioneira, também em caráter complementar, novas ações de combate ao vetor foram implementadas, a exemplo do uso das motofogs – motocicletas que realizam a pulverização de maneira mais rápida, permitindo a operação em terrenos e ruas com difícil acesso para entrada com carros. Além disso, serão utilizados procedimentos com o uso do larvicida biológico e os pulverizadores costais.

Segundo o secretário Leo Prates, a Operação Dengue tem como objetivo principal potencializar as ações que visam orientar a população na eliminação de criadouros. A estratégia pretende, ainda, valorizar a figura do agente de combate às endemias, estimular o autocuidado e intensificar as ações de enfrentamento ao mosquito em todos os bairros.

“Foi iniciada uma megaoperação com o trabalho de campo ininterrupto dos agentes de endemias de domingo a domingo, inclusive feriados, com o auxílio de parceiros intra e interinstitucionais. Conjuntamente com a Limpurb, realizamos 93 mutirões de limpeza onde foram trabalhadas 161 ruas e removida 1,5 tonelada de resíduos, que poderiam se tornar potenciais criadouros do mosquito transmissor”, detalhou Prates.

Capacitação – Na área da assistência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal foram equipadas para realização de 30 mil testes rápidos para zika, dengue e chikungunya, com execução do exame sorológico a cargo do Laboratório Central. A medida torna o diagnóstico mais rápido e proporciona o início do tratamento de forma precoce e assertiva.

Além disso, a SMS investiu na capacitação dos profissionais da rede assistencial para o atendimento aos casos suspeitos de arboviroses, desde a notificação, diagnóstico e tratamento. Para tanto, a integração da equipe de urgência e emergência, atenção primária e rede laboratorial tem sido preponderante para a redução do número de casos, assim como no apoio à realização das investigações epidemiológicas.

Outras estratégias de sucesso foram os trabalhos realizados junto aos acumuladores, em parceria com a Secretaria de Ação Social e Combate à Pobreza (Sempre), e no processo do manejo ambiental de córregos e riachos, com a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman). As ações contam, ainda, com o apoio da administração estadual no fornecimento de inseticida para aplicação espacial e disponibilização de carro fumacê.