Prefeitura lança editais de cultura de R$ 12 milhões em quatro anos

A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, vai lançar em quatro anos editais de cultura no valor de R$ 12 milhões dentro do programa “Arte em Toda Parte”. O anúncio foi feito pelo secretário Guilherme Bellintani e pelo presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, em coletiva de imprensa realizada hoje (29), na Casa do Benin. Neste ano, os editais somam R$ 1,2 milhão, contemplando 40 projetos em 10 eixos culturais. Em 2014, serão R$ 2,4 milhões; em 2015, R$ 3,6 milhões; e em 2016, R$ 4,8 milhões, somando, portanto R$ 12 milhões no total.

O secretário Guilherme Bellintani destacou durante a coletiva que no início do ano o orçamento para projetos culturais era de R$ 500 mil, dado que revela um incremento considerável na política cultural do município. “Esse programa começa a concretizar nossa política cultural para a cidade. Não há na história de Salvador uma iniciativa parecida. Lançamento de editais era feito apenas através dos governos estadual ou federal. Isso mostra que a cidade dá um passo a frente na municipalização da cultura”, observou Bellintani.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, avaliou que os editais representam o compromisso da administração com a política cultural do município. “Estamos, na verdade, entrando na normalidade porque o que ocorria antes era considerado ‘anormal’. Priorizamos nos editais trabalhos de grupo e aqueles que permitam a ocupação dos mais variados espaços da cidade. Algumas atividades culturais passaram anos sem receber um centavo de apoio, e é para isso que os editais estão sendo lançados”, afirmou.

As inscrições serão gratuitas e realizadas a partir da próxima segunda-feira (2) até o dia 27 de setembro, em duas etapas: preenchimento da ficha de inscrição através do site da FGM (www.culturafgm.salvador.ba.gov.br) e entrega do material na sede da entidade, na Rua Chile, nº 31, Centro. Poderão participar pessoas físicas maiores de 18 anos, ou pessoas jurídicas do campo artístico-cultural, domiciliadas ou estabelecidas no município de Salvador há pelo menos dois anos e com propostas cujo cronograma esteja previsto no período compreendido entre 15 de novembro de 2013 e 30 de maio de 2014.

Elaboração de projetos – Para aqueles que não têm a proposta formalizada e querem participar do “Arte em Toda Parte”, a Sedes vai oferecer, por meio do Centro do Empreendedor Municipal (CEM) e em parceria com o Sebrae, oficinas gratuitas para elaboração de projetos culturais. Para participar das oficinas, os interessados devem comparecer na Empresa Salvador Turismo (Saltur), no Dique do Tororó, das 9h às 16h, portando identidade, CPF e comprovante de residência. As oficinas serão realizadas na Casa do Benin de 4 a 24 de setembro, e contará com 120 vagas.