Prefeitura lança edital para seleção de iniciativas de impacto social positivo

A Prefeitura está com inscrições abertas para a seleção do programa de pré-incubação da In Pacto – Incubadora de Negócios Sociais. A ação gratuita é realizada através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e do Parque Social. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 22, e pode ser acessado no site www.dom.salvador.ba.gov.br.

Os interessados devem efetuar inscrição até o dia 15 de novembro, através do site http://inscricoes.inpacto.salvador.ba.gov.br/. Podem participar da iniciativa pessoas físicas, sejam elas individual ou em grupo, formal ou informal, e pessoas jurídicas (microempreendedor individual ou micro e pequena empresa), com idade acima de 18 anos.

A seleção ocorrerá para a modalidade de pré-incubação, direcionada para ideias, projetos ou negócios em fase inicial de desenvolvimento, inovadores e de impacto social positivo, formal ou informal, que abordem um dos 17 Objetivos globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O programa terá duração de seis meses, com 86 horas de suporte e qualificação, envolvendo palestras, consultorias, capacitações, mentorias e assessoria.

A diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, destaca que a In Pacto oferece oportunidades para que as pessoas se sintam motivadas a empreender e a colaborar com o desenvolvimento socioeconômico local. “Desse modo, incentivamos a retomada econômica da nossa cidade, nesse momento tão delicado em razão da pandemia da Covid-19”.

“Este é mais um edital que possibilita o empreendedorismo, com soluções baseadas no enfrentamento às mudanças climáticas. É necessário agir localmente para que possamos tornar a cidade mais resiliente e que possa promover mais qualidade de vida para a população”, avalia a secretária da Secis, Edna França.

Orientações – Na terça-feira (26), foi realizada uma live de lançamento do edital, com orientações sobre as inscrições e o funcionamento da iniciativa. O vídeo pode ser acessado no link https://youtu.be/xRwzH1kQqPw

Dinâmica – A Incubadora de Negócios Sociais – In Pacto integra o Centro Municipal de Inovação Colabore, que funciona no Parque da Cidade, no Itaigara. As atividades são voltadas para empreendedores e potenciais empreendedores com ideias, projetos e negócios de impacto social positivo e que contribuam com uma cidade inteligente, inovadora, resiliente, economicamente desenvolvida e socialmente justa, observando os 17 ODS da ONU:

Objetivo 1 – Erradicação da pobreza.
Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.
Objetivo 3 – Saúde e Bem-estar.
Objetivo 4 – Educação de Qualidade.
Objetivo 5 – Igualdade de Gênero.
Objetivo 6 – Água Potável e Saneamento.
Objetivo 7 – Energia acessível e limpa.
Objetivo 8 – Trabalho decente e Crescimento econômico.
Objetivo 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Objetivo 10 – Redução das desigualdades.
Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis.
Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Objetivo 14 – Vida na água.
Objetivo 15 – Vida terrestre.
Objetivo 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes.
Objetivo 17 – Parcerias e Meios de implementação.