Prefeitura lança novo programa de requalificação de espaços públicos

A Prefeitura preparou um pacote de intervenções para conservação e requalificação de espaços públicos, por meio do programa Salvador no Grau. A iniciativa terá investimento de cerca de R$43 milhões e alcançará ruas, avenidas, praças, parques e a orla marítima da cidade. As medidas foram anunciadas pelo prefeito Bruno Reis nesta segunda-feira (18), durante coletiva à imprensa na Praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi.

A ação envolve a Secretaria de Manutenção (Seman), a Companhia de Desenvolvimento Uma Urbano de Salvador (Desal) e a Superintendência Municipal de Obras Públicas (Sucop). As intervenções vão ocorrer durante 45 dias, nos meses de outubro e novembro, para requalificação dos sistemas de iluminação, ordenamento, manutenção e na reforma dos terminais de Plataforma e da Ribeira.

“Ao longo dos últimos nove meses o trabalho permanente de manutenção da cidade não parou. Foram investidos R$70 milhões no setor, muito por conta das chuvas que ocorrem com intensidade maior entre os meses de abril e agosto. Por causa disso, os buracos nas vias ocorrem com maior frequência. Diversas recomposições que ocorrem devido à necessidade de manutenção”, explicou o prefeito.

O programa prevê uma série de ações que ocorrerão nesse período em toda a cidade, com ênfase na orla marítima, parques e praças, vias de base de tráfego, viadutos, iluminação, recuperação de passeios, terminais e sinalização de vias. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o objetivo é preparar a cidade para o final do ano, quando a capital costuma receber um fluxo maior de turistas, além da frequência maior de soteropolitanos nos espaços públicos

“Somente no recapeamento serão investidos R$15 milhões para substituição de asfalto em diversas vias. Vamos fazer esbojamento, que é a correção da ondulação na pista, muito comum em pontos de ônibus, provocados por veículos pesados. Estes locais receberão piso em concreto, para evitar refazer o serviço, optando por uma solução definitiva”, completou Bruno Reis.

Demais ações – O programa prevê a recuperação de 105 praças, além de parques, como o dos Ventos, na Boca do Rio. Da mesma forma, os viadutos receberão melhorias, como corrimãos e guarda corpos, proporcionando mais segurança aos pedestres que passam por esses equipamentos. A iniciativa prevê ainda a recuperação de passeios desgastados – os de responsabilidade de particulares caberá ao proprietário. O programa promoverá ainda a sinalização das vias, requalificação das faixas de pedestres e a sinalização vertical e horizontal.

No ordenamento público, será intensificada a fiscalização do comércio informal. Os terminais marítimos receberão intervenções pontuais e a iluminação pública será melhorada, com a substituição de pontos de vapor de sódio por LED.

“Nunca se investiu tanto na manutenção da cidade como estamos fazendo agora. Estamos falando em R$113 milhões durante um ano, para recuperação da cidade. A cada ano teremos que investir mais”, finalizou o prefeito.