Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura leva feira de serviços sociais para comunidade Guerreira Zeferina

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Defensoria Pública e diversos órgãos municipais realizou, nesta sexta-feira (22), a Feira Social Guerreira Zeferina, para a oferta de serviços socioassistenciais voltados para a comunidade do Conjunto Habitacional, localizado em Periperi. Na ocasião, foram promovidas ações de assistência social, jurídica, saúde, cultura, entre outras atividades de apoio à cidadania. 

Foram realizados cerca de 500 atendimentos no total, a exemplo da inclusão e atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) e de orientações dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Já as crianças se divertiram com equipamentos como mesa de totó, pula-pula e outras brincadeiras, dentro do projeto Ruas de Lazer. 

“A realização dessas feiras têm sido um esforço recorrente da Prefeitura para levar uma multiplicidade de serviços municipais, com a integração de diversas pastas, diretamente nas comunidades”, destacou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro. 

Os moradores também foram apresentados ao Projeto Guerreira Esportiva, promovido em parceria com a AVSI Brasil para a execução de atividades esportivas na quadra poliesportiva da Guerreira Zeferina. A iniciativa envolve 75 crianças e adolescentes da comunidade, no contraturno escolar, com o intuito de promover o desenvolvimento social através da prática esportiva, reunindo disciplina, confiança, liderança, tolerância, cooperação, respeito e espírito de equipe. 

“Estamos muito satisfeitos por poder retornar à comunidade Guerreira Zeferina, agora com o projeto de esporte para as crianças e adolescentes. Esse é o método que a AVSI Brasil acredita: um percurso de desenvolvimento integral, que começou com a requalificação das casas e tem continuidade com as ações sociais para os moradores da comunidade”, ressaltou o diretor-presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli. 

Exame de DNA – A Feira Social Guerreira Zeferina também possibilitou ao público o acesso aos serviços de orientação jurídica nas mais diversas áreas, resolução extrajudicial de conflitos e exames de DNA para investigação de paternidade para os filhos que não têm nome do pai no registro. 

“Esta é mais uma oportunidade que temos de encurtar distâncias e levar todos os serviços que oferecemos nas nossas unidades fixas para muito mais perto de quem precisa ter os seus direitos garantidos. Além disso, será uma atuação em rede, que contará com a parceria da Sempre e seus serviços socioassistenciais”, os defensores públicos Cristina Ulm e Gil Braga, que gerenciam a Unidade Móvel da Defensoria Pública. 

Também disponibilizaram serviços as secretarias municipais de Saúde (SMS); Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ); Sustentabilidade e Resiliência (Secis); e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

Criado: 23 Setembro 2022

Skip to content