Prefeitura mantém acompanhamento das ocorrências das chuvas

A Prefeitura segue nesta sexta-feira (29) com ações para prevenir novas ocorrências provocadas pelas chuvas. Órgãos municipais, como Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Transalvador, Limpurb, Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão somando esforços para reforçar serviços públicos e garantir a normalidade das atividades na cidade, acelerando as providências necessárias para reduzir impactos provocados pelo grande volume pluviométrico que atingiu a cidade ontem (28), quando foram registrados 116 mm de chuva, 86% do previsto para o mês de novembro, que teria média de 134 mm. Órgãos públicos trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (29) para limpar a cidade e recuperar danos provocados pelas fortes chuvas.

O prefeito ACM Neto lembra que essa gestão conseguiu ampliar os investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade, e que em 2014 será possível enfrentar o período de fortes chuvas com maior tranquilidade. “Começamos as ações de recapeamento de vias com grande volume de tráfego na cidade, também com melhoria na rede de drenagem, para garantir menores impactos com as chuvas. No próximo ano, para as chuvas de 2014, estaremos mais preparados por conta desse conjunto de obras, que vão continuar. Vamos ter cerca de R$ 300 milhões em caixa, fruto da economia que fizemos e do corte de desperdício. Esse recurso vai ser aplicado, principalmente, em obras de melhoria da infraestrutura da nossa cidade”.

Sucop – A Sucop está com sete equipes trabalhando para revisão e manutenção da microdrenagem, que envolve recuperação de caixas de sarjetas e bueiros, desobstrução de calhas, valas e bocas de lobo, em locais que apresentam pontos de alagamento, como avenidas Bonocô, Juracy Magalhães, Paralela, Suburbana e região do Comércio. Duas ocorrências envolvendo árvores foram vistoriadas pelo órgão: uma caiu na Lucaia devido a um deslizamento de terra e já foi retirada; outra ameaça de queda foi identificada no Cabula e, agora, a Sucop avalia as medidas necessárias para corrigir o problema.

A Sucop atuará, em janeiro, em mais uma ação de limpeza dos canais. Já foram realizadas ações de limpeza de canais da Avenida ACM, Lucaia, Baixa do Tubo e Paraguari, na Suburbana, que receberão nova manutenção no início do próximo ano. Trabalhos executados pela Prefeitura no início de 2013 evitaram que os prejuízos fossem maiores em áreas como a Avenida Heitor Miguel Calmon, onde historicamente era identificado ponto de alagamento com o transbordamento do canal. Obras de pavimentação na Avenida ACM, Paralela, Juracy Magalhães e Orla, por exemplo, evitaram mais transtornos aos motoristas.

Limpurb – A Limpurb disponibilizou, do final desta quinta-feira (28) até a manhã desta sexta-feira, 140 agentes de limpeza, duas retroescavadeiras, oito caçambas e quatro caminhões para intensificar as ações para retirada de resíduos sólidos em locais onde há pontos de alagamento. Na Estação da Lapa e na Juracy Magalhães, onde foram identificados deslizamentos em decorrência das chuvas, a Limpurb conseguiu resolver o problema ainda na madrugada, permitindo o fluxo normal de veículos e pessoas nos locais.

Transalvador – A Transalvador segue monitorando os locais onde eventualmente são identificados semáforos intermitentes, embora nesse período tenham sido contabilizados poucos registros do tipo, eventos que se tornaram frequentes nos últimos anos devido à falta de manutenção desses equipamentos. Em locais onde houve queda de energia e, consequentemente, a desprogramação dos semáforos, como Avenida Pinto de Aguiar, São Rafael e Calçada, a Transalvador atuou com celeridade para garantir a normalidade do trânsito. Já nesta manhã, as ocorrências haviam sido resolvidas.

Defesa Civil e SMS – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) fechou a quinta-feira com 67 solicitações de emergência, com plantão atendendo pelo 199. Entre as ocorrências mais graves está o desabamento do muro de uma escola no Vale das Pedrinhas, que atingiu cinco residências, mas não houve feridos. Uma marquise caiu no Jardim Cruzeiro, ferindo duas pessoas. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou 32 equipes para qualquer atendimento em decorrência das chuvas, através do 192. Oito unidades de urgência e emergência localizadas em Periperi, Pau Miúdo, Centenário, Tancredo Neves, Pernambués, São Marcos, Itapuã e Boca do Rio também realizam atendimentos aos eventuais casos ligados às chuvas.