A Prefeitura informa que mantém aberto o diálogo com as comunidades, incluindo São Marcos, para atender demandas das mais variadas áreas. A Avenida Maria Lúcia, por exemplo, passará por amplo processo de requalificação através do recapeamento asfáltico. O local integra o conjunto de 30 ruas que receberão as intervenções, com investimento de R$90 milhões até novembro. Em outras ruas do bairro, a Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) mantém as ações da Operação Tapa-Buracos para melhorar a qualidade da malha viária.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o bairro conta com uma unidade de emergência, que é administrada pelo Hospital São Rafael através de convênio firmado com a administração municipal. O distrito sanitário de Pau da Lima, ao qual São Marcos pertence, conta com 12 unidades de saúde, onde moradores da região também podem buscar atendimento.
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) esclarece que mantém sete unidades para crianças e adolescentes do bairro. Em Pau da Lima, bairro vizinho, outras seis escolas atendem aos alunos da região. Para estreitar o relacionamento com as comunidades, a Prefeitura realiza eleições para escolha dos membros do Conselho Comunitário, que devem tomar posse até o final do ano, trazendo para a administração municipal as demandas prioritárias dos bairros da cidade.