Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura mantém serviços essenciais durante feriado de São João 

Devido ao feriado prolongado de São João, as repartições públicas municipais de Salvador estarão fechadas a partir desta quinta-feira (23), com retorno das atividades normais na segunda-feira (27). No entanto, os serviços considerados essenciais, a exemplo da defesa civil, saúde, ordenamento do trânsito e do comércio e combate à poluição sonora, vão funcionar em esquema de plantão neste período. Confira: 

Saúde – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) administradas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) funcionam normalmente durante o feriado prolongado. 

Manutenção – A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) realizam plantões de 24h no feriado, em especial aqueles dedicados à Operação Chuva. Somente o setor administrativo estará suspenso de quinta-feira (23) até o domingo (26). 

Codesal – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona em regime especial de plantão 24h, dentro da Operação Chuva, para atender todas as demandas referentes ao risco civil dos cidadãos. Caso haja necessidade, a população pode entrar em contato através do número telefônico gratuito 199. 

Feiras e mercados – Na quinta-feira (23), o funcionamento ocorre das 7h às 18h. Na sexta (24), estarão abertos das 7h às 14h. No sábado (25), as estruturas funcionam das 8h às 17h; e no domingo (26), das 8h às 14h. 

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização no feriadão, em regime de plantão, com o objetivo de fiscalizar a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. 

As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou por meio do Aplicativo Sonora Salvador. Na quinta-feira (23) e sexta-feira (24), o atendimento presencial está suspenso. 

Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) prosseguirá com as ações de fiscalização e ordenamento do comércio ambulante da cidade.  

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar no apoio às operações realizadas por diversos órgãos municipais, além da presença no Parque da Cidade e na Praça 2 de Julho (Campo Grande) e na proteção ao patrimônio público.  

Semob – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que os ônibus terão frota de feriado na quinta (23) e na sexta-feira (24). No sábado (25) e domingo (26), segue com a frota rotineira desses dias.  

Em relação aos ascensores, na quinta e sexta-feira (24), o Plano Inclinado Liberdade/Calçada (PILC) estará fechado, assim como os ascensores do Pilar, Gonçalves e o Elevador do Taboão, retornando ao funcionamento normal no fim de semana. Já o Elevador Lacerda funcionará em horário especial, de 7h até 0h. 

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), órgão vinculado à Semop, vai atuar com postos fixos e rondas no trecho entre as praias do Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao Kartódromo). 

Transalvador – A partir desta quarta-feira (22), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza a Operação São João, com esquema de monitoramento do tráfego para evitar congestionamentos e pontos significativos de retenção. Agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos, principalmente, nos horários de pico, nos locais de saída e entrada da cidade, centros de compras populares e adjacências, além de áreas onde ocorrerão festejos juninos na cidade. As ações prosseguem até segunda-feira (27).   

Promoção Social – Durante o feriadão de São João a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) manterá o funcionamento das Unidades de Acolhimento Institucional (24 horas); Serviços Especializados de Abordagem Social (7h às 19h), além do plantão da Operação Chuva. 

Limpeza urbana – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vem promovendo uma programação especial de limpeza para contemplar os espaços de festividades juninas em Salvador. Entre os dias 24 a 27 de junho, das 5h às 23h, serão mobilizados cerca de 326 agentes de limpeza e mais de 36 equipamentos e maquinários, para atender às áreas de maior circulação de pessoas no São João, a exemplo das áreas do Pelourinho, Parque de Exposições e Paripe.  

Serviços como varrição, coleta, lavagem de vias e outras atividades especiais estão contemplados na programação, com apoio de caminhões-pipa, compactador e caçamba para dar suporte no recolhimento da produção. Já nos demais pontos da cidade, a coleta e limpeza ocorrerão normalmente. 

Escolas – As escolas irão funcionar, conforme o calendário letivo, até esta quarta-feira (22), quando inicia o recesso junino, até o próximo dia 30. As aulas serão retomadas no dia 1º de julho. 

Simm – O atendimento do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) segue até esta quarta (22), com retorno na segunda-feira (27). 

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-Bairro não funcionarão na quinta-feira nem na sexta-feira. O serviço retorna às atividades na segunda-feira (27) em horário normal. 

Vacinação – O serviço de vacinação é realizado até esta quarta-feira (22), com retorno na segunda-feira (27). 

Skip to content