Prefeitura mantém valor da tarifa de ônibus em Salvador

O reajuste salarial dos rodoviários, definido nesta quarta-feira (29) após reunião entre a Prefeitura, representantes do Setps e da Secretaria Estadual de Segurança Pública, não afetará o valor da tarifa de ônibus em Salvador. A garantia foi dada pelo prefeito ACM Neto, durante coletiva à imprensa ocorrida no Palácio Thomé de Souza.

Entrevista-ACM-Neto

De acordo com a proposta, aprovada em assembléia pelos rodoviários, o aumento no salário será de 9%, mais elevação do tíquete-alimentação para R$14 e compromisso dos empresários de implementar o sistema de fracionamento da jornada de trabalho. Com isso, foi decretado o fim da greve pela categoria e os ônibus começaram a circular novamente a partir das 14h. A Prefeitura teve papel decisivo ao intermediar a negociação entre empresários e rodoviários, principalmente na questão do valor do tíquete.

O prefeito afirmou que, desde o início das negociações, já havia sido colocada a questão de que a tarifa não seria discutida. “Quero aqui tranquilizar a população que o acordo foi feito sem que houvesse qualquer compromisso da Prefeitura em aumentar o preço da passagem, que continuará o mesmo praticado desde 2011”, afirmou.

Na coletiva, também foi destacado o compromisso em reajustar o pagamento da gratificação do Carnaval aos rodoviários, realizado pela primeira vez pela administração municipal em 2014. Na próxima semana, o prefeito viaja à Brasília para discutir com o Senado Federal a aprovação do projeto que reorganiza a jornada de trabalho dos rodoviários.

“Mesmo a Prefeitura não sendo a empregadora, vamos acompanhar de perto a mesa permanente de negociação que está sendo instalada entre patrões e funcionários, a fim de que essa discussão continue acontecendo para que a cidade não sofra novas greves nos próximos anos, apesar de sabermos que esse foi um movimento nacional”, explicou ACM Neto.

Foi feita ainda uma avaliação positiva da paralisação em Salvador, sem registro de ocorrências graves e sem atos de violência, como vem acontecendo em outros estados. A frota nesta quarta-feira foi iniciada com 70 ônibus, escoltados pela Polícia Militar e, até às 17h, metade dos 2,6 mil veículos que compõem a sistema de transporte público na capital baiana já estavam circulando nas ruas.

Nos últimos dois dias, foi estabelecida uma mesa de acompanhamento da greve e em um trabalho intenso conseguiu-se a sensibilização de empresários e rodoviários para que fosse decretado o fim do movimento mesmo antes do julgamento do dissídio pela Justiça do Trabalho, marcado para a manhã desta quinta-feira (28) no Tribunal Regional do Trabalho.