Prefeitura monta esquema especial para Festa da Conceição

Neste domingo (8) é dia de saudar Nossa Senhora da Conceição, a padroeira oficial da Bahia. A Prefeitura criou um esquema especial para garantir mais segurança e tranquilidade para quem vai prestar homenagem à santa ou trabalhar durante a festa. A organização do festejo é resultado da atuação articulada das secretarias municipais de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) e de Ordem Pública (Semop) com a Arquidiocese de Salvador e entidades de classe de barraqueiros e ambulantes.

O evento conta ainda com o apoio essencial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), além das superintendências de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) e Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), através da Guarda Municipal, que atuarão com serviços voltados exclusivamente para o evento.

Ordem Pública – A Semop é responsável pelo ordenamento da festa. Cerca de 40 agentes de fiscalização estarão presentes para assegurar que não haja irregularidades como atuação de ambulantes não credenciados, uso dos chamados “espetinhos” na comercialização de alimentos ou de bebidas em embalagens de vidro. Este ano, serão montadas barreiras para evitar que vendedores não autorizados tentem driblar a fiscalização da festa. Para realizar rodas essas ações, os fiscais vão contar com o apoio da Guarda Municipal.

Saúde e Sucom – Para o atendimento médico e de urgência e emergência, o público poderá contar com os nove postos de pronto-atendimento 24 horas espalhados pela cidade, além do Samu-192. Já a identificação de publicidades irregulares, como faixas e cartazes são o alvo dos agentes da Sucom, assim como a poluição sonora.

Limpurb – O público da festa vai contar com um total de 36 sanitários químicos instalados pela Limpurb, sendo 24 femininos e 12 masculinos. O órgão também é responsável pela limpeza da área da festa e seu entorno, em uma ação que começa às 23h e segue até o final do evento. A equipe de serviço terá 25 agentes de limpeza, um compactador, quatro carros-pipa e duas caçambas carregadeiras

Transalvador – Por conta dos festejos, a partir das 19h do sábado (7) até 6h da segunda-feira (9), a Transalvador vai interditar a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), a Ladeira da Conceição, e também de toda rua da marginal da igreja. Para quem segue no Comércio, destino Contorno, o Campo Grande será a opção, através da Ladeira da Montanha. Já para quem segue no Vale do Canela em direção ao Comércio, tem como alternativa a Av. Joana Angélica, Dique do Tororó e Vale de Nazaré. Além disso, a Transalvador vai atuar no monitoramento do trânsito durante a festa.

Guarda Municipal – Cerca de 40 agentes da Guarda Municipal vão atuar no apoio aos fiscais da Semop no ordenamento da festa. O grupamento também dará suporte ao trabalho de monitoramento do trânsito realizado pela Transalvador.

História

A devoção a Nossa Senhora da Conceição, padroeira oficial do estado, se confunde com a própria história da Bahia. A primeira imagem da santa foi trazida a Salvador pelo governador-geral Thomé de Souza, fundador da cidade. Ele também foi o responsável pela construção da primeira igreja em louvor a Nossa Senhora da Conceição. Tratava-se de uma estrutura em taipa que depois foi substituída a atual igreja.

No ano de 1623, o templo primitivo é elevado à Matriz da Nova Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Mais de um século depois, em 1736, as confrarias do Santíssimo Sacramento da Imaculada Conceição decidem reedificá-lo. O projeto, atribuído a Manuel Cardoso de Saldanha, é enviado de Portugal para ser executado em lioz.

A atual igreja foi iniciada em 1739 e inaugurada em 1765, mas suas obras só foram concluídas em 1849, com as pedras trazidas de navio de Portugal. Como a Bahia é terra do sincretismo, o dia 8 de dezembro é também devotado Oxum, a rainha das águas doces, orixá da beleza e do amor nos cultos de origem africana.

No dia da festa, que tem como tema este ano “Virgem Maria, peregrina da Fé”, haverá missas na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, às 5h, 6h e 7h. Já às 9h será realizada uma Missa Solene, presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Os devotos participam, ainda, de celebrações às 12h, 14h, 15h30 e 18h.