Prefeitura monta esquema especial para Festa da Lapinha

A tradicional Festa da Lapinha, que desde 1975 celebra o Dia de Reis (6 de janeiro), contará com um esquema especial montado pela Prefeitura do Salvador para dar mais conforto a quem vai participar do evento. As ações começam no sábado (4), a partir das 17h, com a proibição de circulação e estacionamento de veículos nas vias laterais à Praça da Lapinha até às 3h do domingo (5). O tráfego será interditado nesses dias, a partir das 18h, na Rua Lima e Silva (trecho compreendido entre a Rua Arthur Azevedo/Sieiro e o Largo da Lapinha), Corredor da Lapinha, Largo e Ladeira da Soledade.

A opção para os motoristas com destino ao Centro da cidade é seguir pela Rua Lima e Silva, Rua Pero Vaz, Rua Conde de Porto Alegre, Praça João Alfredo, Rua Saldanha Marinho, Via Portuária e Estrada da Rainha. No sentido oposto, o caminho deve ser feito pela Estrada da Rainha, Via Portuária, Rua Saldanha Marinho, Praça João Alfredo, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Pero Vaz e Rua Lima e Silva.

Os moradores terão acesso ao local mediante comprovante de endereço e o tráfego será liberado quando for concluído o serviço de limpeza, que será iniciado às 5h no domingo (5) e prosseguirá até a terça-feira (7) nas ruas Lima e Silva, Vila São José, Largo e Praça da Lapinha, Largo da Soledade e ruas Augusto Guimarães, Queimado, Brigadeiro Pessoa da Silva e Campos França.

Na ocasião, serão realizados varrição, catação, coleta e lavagem de vias. A Limpurb disponibilizou 48 agentes de varrição, coleta e lavagem, além de cinco veículos (dois compactadores, dois caminhões com carroceria e um caminhão pipa), e 15 sanitários químicos, distribuídos nos largos da Lapinha e da Soledade.

As equipes da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) estarão presentes para atuar no ordenamento de ambulantes. O início das atividades foi realizado na sexta-feira (3), com o licenciamento dos interessados em trabalhar no comércio da festa. Já no domingo (5), a partir das 20h, acompanharão a montagem das estruturas e vão coibir possíveis irregularidades, como atuação de pessoas não-licenciadas e comercialização de produtos em recipientes de vidro, espetos e sem condições de higiene, o que é proibido pela Portaria 001/2014.

A Sucom também vai realizar fiscalização de publicidade irregular e poluição sonora no local do evento. Para o atendimento médico e de urgência e emergência, o público poderá contar com os nove postos de pronto-atendimento 24 horas espalhados pela cidade, além do Samu-192.

Festejos – A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, realiza de hoje (3) até domingo (5) um tríduo preparatório para a Festa de Reis, tendo como tema este ano “Com os santos reis contemplamos e adoramos o Menino Jesus”. Nos dois primeiros dias os fiéis se reúnem às 19h30 e, no domingo, haverá missa às 7h30 e missa festiva às 18h, seguida das apresentações dos Ternos de Reis na praça em frente à Matriz. Na segunda-feira (6), Dia de Reis, haverá uma missa às 7h30 e uma missa solene de encerramento às 18h, com apresentação do Terno de Anunciação da própria paróquia, com 50 integrantes.

A Festa da Lapinha relembra a trajetória dos três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – feita até a cidade de Belém, onde nasceu o Menino Jesus. Eles foram guiados por uma estrela, levando como presentes ouro, incenso e mirra, dádivas que representam realeza, divindade e humanidade. Ao longo dos séculos, a visita dos Reis Magos se transformou em motivo de festa, com o aparecimento dos Ternos de Reis que foram incorporando elemento da cultura popular. Trata-se de uma tradição européia, trazida pelos colonizadores portugueses para o Brasil, especialmente religiosos que usavam as folias como uma das formas de evangelização.