Esquema especial é montado para Festa de Iemanjá

Está tudo pronto para a tradicional festa de Iemanjá, que acontece neste domingo (2), no Rio Vermelho. A Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), montou um esquema especial no bairro, com serviços de infraestrutura, segurança, limpeza, iluminação e saúde para receber os milhares de devotos e admiradores que lotam o bairro para saldar a rainha do mar.

Serão montadas 66 barracas, 225 banheiros, sendo 201 do tipo contêiner e 24 químicos. Um efetivo da Guarda Municipal, policiais militares e agentes do Corpo de Bombeiros e da Delegacia do Rio Vermelho vão garantir a segurança e a tranquilidade da festa. Além disso, um posto de saúde foi instalado no Largo da Mariquita.

Este ano, excepcionalmente, Colônia de Pescadores Z-1, onde fica o caramanchão, estará aberta a partir das 6h do sábado (1º), para que baianos e turistas possam levar os seus presentes e oferendas mais cedo. As celebrações seguem durante todo o dia. Às 22h, os devotos se dirigem ao Terreiro Oxóssi de Ojimirim, na Federação, que estará de portas abertas para as obrigações religiosas. Já às 3h, será oferecido um presente para Oxum, rainha das águas doces, no Dique do Tororó.

A festa será aberta oficialmente às 5h do domingo (2), com uma alvorada de fogos e com a chegada do presente principal, oferecido pelos pescadores, que todo ano é uma surpresa.

Histórico – Conhecida por ser uma das festas mais populares e uma das maiores manifestações públicas da fé do candomblé, a celebração para Iemanjá no bairro do Rio Vermelho começou no ano de 1923, quando houve uma diminuição na oferta de peixes da vila de pescadores do Rio Vermelho. Para buscar ajuda de Iemanjá, os pescadores saíram no dia 2 de fevereiro para ofertar presentes à rainha das águas. Ano após ano, os pescadores repetem essa cerimônia. Atualmente, independente de religião, as pessoas comemoram do mesmo jeito, levando flores e presentes para Iemanjá.