Prefeitura monta esquema especial para o Réveillon Salvador 2014

Para garantir o conforto e a segurança de baianos e turistas que vão curtir a maior festa de final do ano do país, o Réveillon Salvador 2014, que vai acontecer no bairro do Comércio entre os dias 29 de dezembro a 1º de janeiro, num palco de 19,8 de largura por 15,4 de profundidade na Praça Cairu, a Prefeitura montou um esquema especial de operação. Sob o comando da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), órgãos municipais e estaduais traçaram estratégias ligadas à saúde, segurança, ordenamento de trânsito, transporte, limpeza e fiscalização de ambulantes.

No âmbito da saúde, a Prefeitura vai disponibilizar 120 profissionais, uma ambulância do SAMU 192  fixa e duas ambulanchas na Baía de Todos os Santos, em regime de plantão. Uma unidade móvel será montada na Praça Cairu, com 16 leitos, onde irão trabalhar seis médicos e mais de 40 profissionais da equipe. No entorno da festa, as localidades do Centro Histórico, Canela, Campo Grande e Avenida Centenário também terão cobertura médica através da disposição de cinco ambulâncias de referência.

Em relação à segurança, o governo do estado garantiu um efetivo de quase 1,5 mil homens por dia, além de três bases da Polícia Militar (PM) nas imediações e uma central de flagrantes da Polícia Civil, caso ocorra alguma incidente. Já no âmbito da Prefeitura, a Guarda Municipal vai atuar na proteção ao patrimônio público, além de dar apoio às ações dos órgãos municipais que atuarão na festa.

Trânsito e transporte. Serão, por dia, 405 homens da corporação atuando na festa.

A Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) interditará o tráfego nas vias a partir de domingo (29), às 10h. Ao todo, 15 barreiras fixas e 13 móveis serão colocadas em pontos estratégicos, permitindo somente a passagem de veículos envolvidos na organização do Réveillon e imprensa, além de impedir estacionamento inadequado e outras irregularidades. A ação contará com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. Trabalharão na operação 86 agentes de trânsito e transporte, com 21 viaturas e seis motocicletas. Serão empregados 392 cones, 102 prismas de concreto e dez guinchos.

Uma atenção especial será dada pelos agentes de transporte às estações da Lapa, Barroquinha e Terminal da França, que comportarão maior fluxo no período. Será ainda criado um terminal provisório na Avenida Estados Unidos, no Comércio, entre a Rua da Bélgica e a Praça da Inglaterra, para o embarque e desembarque de passageiros. Para atender ao evento, 77 linhas de ônibus vão operar com pontos de parada ao longo da pista interna da Avenida da França.

Ao todo, 489 veículos vão atuar com frota máxima, equivalente à de dias úteis, no dia 30, das 18h às 5h. Na virada de 31 para 1º, os ônibus vão operar das 18h até às 6h. No dia 29, das 18h às 5h. No dia 1º de janeiro, das 15h às 0h, a frota será de 343 veículos, equivalente à máxima de sábados. Dezoito veículos da frota reguladora estarão a postos nas estações da Barroquinha e Lapa, no período de 29/12 a 01/01. Outros 95 veículos estarão de prontidão.

Também foi determinado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) que viabilize a gratuidade da passagem do Elevador Lacerda entre os dias 29 de dezembro e 2 de fevereiro. O objetivo é facilitar o acesso de soteropolitanos e turistas ao Réveillon de Salvador, que acontecerá na Praça Cairu entre os dias 29 de dezembro e 1° de janeiro, além de permitir a ocupação dos espaços públicos do Centro Histórico durante todo o mês de janeiro, quando a cidade recebe milhares de turistas.

Limpeza e ordenamento de ambulantes

Cerca de 1.400 pessoas, entre encarregados, motoristas de operações, agentes de varrição, coleta, lavagem de vias estarão envolvidos na operação de limpeza do Réveillon, que abrange desde a área do Comércio, onde será realizada a festa, até os pontos onde haverá queimas de fogos. Além dos 32 banheiros contêineres que estarão espalhados em diversos pontos do Comércio, a Limpurb vai disponibilizar 300 sanitários químicos.

Mais 428 banheiros serão instalados na Barra, Rio Vermelho, Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Ribeira, Periperi e nas ilhas dos Frades (Paramana), Bom Jesus dos Passos e  Ilha de Maré – locais onde haverá queima de fogos na hora da virada. Caminhões compactadores, caçambas, caminhões-pipa e carretas-pipa serão utilizados na operação limpeza do Réveillon 2014.

Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Coordenadoria de Fiscalização e Licenciamento, vai atuar com 480 fiscais nos três turnos a partir das 7h do dia 28 (sábado) até às 23h do dia 1º (quarta-feira). Foram credenciados 280 ambulantes para a festa, sendo 180 fixos e 100 volantes.

As ações de fiscalização terão apoio da Guarda Municipal e apenas os trabalhadores licenciados poderão atuar na festa, sob pena de apreensão das mercadorias irregulares. Também estará proibida a venda de produtos em espetos e vasilhames de vidro, assim como em precárias condições de higiene, conforme Portaria 200/2013, publicada no Diário Oficial do Município do dia 28 de novembro deste ano.