Prefeitura monta esquema especial para realização da Parada Gay

Um esquema especial de serviços municipais foi montado para dar mais conforto ao público que participará da 12ª Parada Gay da Bahia e II Feira da Diversidade, que acontecem neste fim de semana (dias 7 e 8), no Centro da cidade, e contam com apoio da Prefeitura do Salvador. A Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) vai alterar o tráfego de veículos em diversos trechos.

A partir das 5h do sábado (7), estará proibido o estacionamento em ambos os lados no Largo do Campo Grande (trecho lateral ao Hotel da Bahia), e das 23h do sábado até 23h do dia seguinte na Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto e trecho em frente ao Passeio Público.

O tráfego estará interditado das 22h do sábado às 23h do domingo no Largo do Campo Grande, nos trechos lateral ao Sheraton Hotel (antigo Hotel da Bahia) e em frente ao Teatro Castro Alves. A medida também se estende, das 12h às 23h do domingo, na Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto e trecho em frente ao Passeio Público.

A opção para os motoristas que trafegam pela Ladeira da Montanha é seguir pela Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), Rua Banco dos Ingleses e Largo do Campo Grande. Já quem segue para o Campo Grande pode seguir pelas ruas Araújo Pinho, Dr. Augusto Viana e João das Botas.

Os moradores terão acesso às vias interditadas mediante apresentação de comprovante de residência, e os veículos destinados a serviços públicos (a exemplo das operações de trânsito e transporte, bombeiros, polícia e ambulâncias) terão livre trânsito e estacionamento, caso estejam devidamente identificados. As vias serão liberadas assim que a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) concluir os serviços de limpeza.

Demais serviços

A Parada Gay também contará com iluminação reforçada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), com instalação de oito projetores de 400W na Ruas Forte de São Pedro, Carlos Gomes e Tuiuti, e mais nove de 1000W em frente ao Teatro Castro Alves (TCA). A Coordenadoria de Iluminação Pública do órgão também vai instalar 50 metros de gambiarras no Garcia, no trecho ao lado do TCA.

A Limpurb vai garantir a limpeza na região, com início à 0h e término às 4 da manhã. A ação mobilizará 108 profissionais e 15 equipamentos, dentre carros-pipa, caminhão, compactador e carro de apoio. Também serão disponibilizados 82 sanitários químicos, sendo 27 masculinos, 53 femininos e dois para portadores de necessidades especiais, distribuídos em pontos estratégicos do Campo Grande, Avenida Sete de Setembro e Rua Carlos Gomes.

Para a promoção da segurança do patrimônio público, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) disponibilizará um efetivo de 60 guardas municipais, que atuarão principalmente nas áreas do Campo Grande e Centro Histórico. Membros dos Grupamentos de Ronda da Capital e de Operações Especiais com Cães vão reforçar o efetivo escalado para os locais. Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) farão o monitoramento sonoro dos trios, para garantir que o som esteja no limite estabelecido pela legislação municipal e 60 guardas municipais, que atuarão principalmente nas áreas do Campo Grande e Centro Histórico. Membros dos Grupamentos de Ronda da Capital e de Operações Especiais com Cães vão reforçar o efetivo escalado para os locais. Agentes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) farão o monitoramento sonoro dos trios, para garantir que o som esteja no limite estabelecido pela legislação municipal.