Prefeitura monta força-tarefa para evitar aglomerações em Salvador

A Prefeitura de Salvador montou uma operação de fiscalização conjunta para inibir aglomerações e festividades nos circuitos onde o Carnaval seria realizado. A força-tarefa responsável pela operação, que já vem atuando preventivamente desde a quarta-feira (23), na Barra, envolve as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (CGM) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), com apoio da Polícia Militar (PM-BA).

A Guarda Civil Municipal atuará neste período das 16h às 22h no trecho Barra/Ondina, e a partir de domingo (27) a operação também vai abranger a região do Centro Histórico, compreendendo ainda a Avenida Sete e o Campo Grande, das 12h até 0h. A proposta é que a presença dos agentes iniba a realização de manifestações carnavalescas nas vias públicas. Estarão envolvidos nesta operação 200 agentes da GCM.

O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, destacou que os agentes do órgão atuarão de forma preventiva orientando os cidadãos para que não haja surpresas no período. “Gostaríamos que a cidade estivesse plena e com a possibilidade de ter a festa que tanto gostamos, mas, infelizmente, ainda não é possível. Estamos fazendo o máximo para que não haja nenhum tipo de aglomeração e a gente passe este momento com tranquilidade”, reforçou.

Neste período está proibido qualquer tipo de manifestação cultural e atividade sonora em área pública. Em função disso, a Sedur também estará atenta e fiscalizando as áreas públicas além de ter equipes volantes disponíveis para atender as demandas dos cidadãos registradas por meio do Fala Salvador, no telefone gratuito 156.

“O trabalho vai focar em coibir qualquer tipo de concentração nas áreas públicas, além das fontes sonoras, porque esta agrega pessoas. Pedimos à população que entenda que o momento não é de festa. Toda a equipe estará voltada a ocorrências que, porventura, a população notifique, sempre no intuito de preservar a saúde e segurança dos soteropolitanos”, pontuou o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

Já a Semop vai atuar com a fiscalização do comércio informal, para evitar a atuação irregular de ambulantes nos principais pontos onde aconteceria a folia.

Trânsito – Os agentes da Transalvador atuarão nas ruas atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Equipes da autarquia estarão monitorando os locais que tendem a ter a movimentação de entrada e saída da cidade intensificada, a exemplo da rodoviária, ferry boat, Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela).

O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará monitorando o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante todo o período. O cidadão poderá entrar em contato com a autarquia por meio do Fala Salvador, através do telefone 156 ou, ainda, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.