Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura monta operação especial para Festival da Cidade

As comemorações pelo aniversário de 465 anos de Salvador vão contar, além da programação, com um esquema especial montado pela Prefeitura para dar mais conforto ao público que vai participar do Festival da Cidade, organizado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes). São cerca de três mil profissionais envolvidos na realização de diversos serviços, como limpeza, iluminação, saúde, proteção ao patrimônio público, trânsito e transporte, dentre outros.

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vai disponibilizar um efetivo de até 266 profissionais (dentre agentes de limpeza e apoio técnico-administrativo) e 31 veículos como caminhões-pipa, compactadores e carros de apoio. Além disso, serão instalados 373 sanitários químicos e 14 módulos de sanitários convencionais, espalhados nos locais dos shows (Cajazeiras, Praça Cayru e Dique do Tororó) e em outros pontos da programação na cidade.

As equipes da Coordenação de Iluminação Pública da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop) promoveram revisão e reforço da iluminação nas áreas dos palcos na semana passada, com investimento total de R$55 mil. Os festejos contarão ainda com equipes móveis de profissionais para a manutenção e supervisão da iluminação durante toda a programação. Por sua vez, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) está com equipes realizando fiscalizações referentes à poluição sonora e publicidade irregular.

Já o atendimento à saúde contará com ambulâncias do SAMU-192 posicionadas nos locais de shows para situações de emergência, assim como as unidades de saúde 24 horas que funcionam na Avenida Centenário (5º Centro Clementino Fraga), Pau Miúdo (16º Centro Maria Conceição Imbassahy), Periperi (UPA Adroaldo Albergaria), Tancredo Neves (6º Centro Doutor Rodrigo Argolo), Pernambués (Centro de Saúde Edson Teixeira), Imbuí (12º Centro Alfredo Bureau), São Marcos (Centro de Saúde São Marcos), Itapuã (Centro de Saúde Doutor Hélio Machado) e Valéria (Centro de Saúde César Vaz de Carvalho). Também estarão de plantão o Pronto Atendimento Psiquiátrico (ao lado do 5º Centro de Saúde), e as Unidades de Atendimento Odontológico da Liberdade e Dique do Tororó.

Trânsito e transporte – O esquema especial de trânsito e transporte montado pela Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) será realizado no Comércio das 15h da sexta-feira (28) às 2h do sábado (29) e das 15h de domingo às 0h de segunda (31). Na ocasião, estará proibida a circulação e estacionamento de veículos nos dois sentidos da Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), na Praça Visconde de Cayru e nas ruas Conceição da Praia, Dom Macedo Costa (Ladeira da Conceição, Doutor Manoel Vitorino, Dionísio Martins, da Bélgica e Corpo Santo.

Também estará proibida a circulação de veículos na Avenida da França (entre a Praça da Inglaterra e Rua da Bélgica), exceto para ônibus e táxis. Os motoristas poderão estacionar nos dois lados da Rua Portugal e na Avenida Sete de Setembro, pista da direita da Avenida da França, Avenida Contorno (trecho entre a Avenida Reitor Miguel Calmon e Rua Gamboa de Cima) e Rua Carlos Gomes. No Dique do Tororó, as alterações no trânsito acontecem no sábado (29), das 15h até o final da noite e, no domingo (30), das 8h às 15h. Nesse período, o tráfego de veículos será interditado no viaduto Rômulo Almeida e Avenida Vasco da Gama (trecho entre o Dique do Tororó e a Arena Fonte Nova).

O transporte público também será reforçado pela Transalvador para as comemorações do aniversário da cidade. As 70 linhas de ônibus que irão atender a região do Comércio durante as festividades operarão com frota máxima de dia útil na sexta-feira (28), das 16h às 23h, o que significa aumento de 432 veículos. No domingo (30), essas linhas terão frota máxima de sábado, entre 14h e 23h, sendo acrescidos 279 ônibus.

No Dique, a operação envolve 19 linhas, que terão frota máxima de sábado no dia 29, das 14h às 22h, com mais 70 ônibus. Em Cajazeiras, quatro linhas que fazem o transporte dos usuários à Estação Pirajá irão atender à população, até as 23h, com a mesma programação do horário de pico da tarde, tanto na sexta-feira quanto no sábado. Em todas as localidades, será ampliado também o número de veículos reguladores.

Skip to content