Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura oferece castração gratuita para cães e gatos no bairro de Castelo Branco 

A voluntária e defensora da causa animal, Conceição Souza, levou os gatos da comunidade para realizar a cirurgia de castração, no trailer do Castramóvel, no bairro de Castelo Branco, na manhã desta segunda-feira (17). O serviço itinerante está atendendo no Centro Social Urbano (CSU) do bairro, permanecendo no local até o dia 9 de junho.  

Conceição explica que a castração é indispensável para o controle de doenças e da reprodução dos animais, mas que só é possível por conta do serviço gratuito oferecido à população, através da Prefeitura de Salvador. “Há mais ou menos um ano e meio eu faço esse trabalho, de pegar os animais da vizinhança e encaminhá-los para a castração. Me disponho a trazer os animais, pois essa é uma forma de preservar a saúde dos bichinhos e evitar a reprodução descontrolada e, consequentemente, o abandono. É um trabalho muito gratificante”. 

A esteticista Ana Rita, moradora da região, também aproveitou a oferta do serviço para castrar Pituquinha, uma gata de 7 meses. “Eu acho a castração de extrema importância para evitar a reprodução indesejada. Como ela já tem idade, aproveitei para trazer logo e garantir a realização do procedimento. Além dela, eu tenho três cadelas e todas são castradas”, conta a tutora. 

Serviço – No Centro Social Urbano (CSU), situado na 3ª Etapa de Castelo Branco, as castrações em gatos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Em cães, às terças e quintas-feiras. O atendimento pode ser agendado diretamente no local, a partir das 8h, por ordem de chegada. As vagas são limitadas, em unidades de saúde referência do município, a exemplo da de Castelo Branco. O agendamento também pode ser feito através do email agendamento.dipa@gmail.com

Os documentos necessários para acessar o serviço são o RG e CPF do tutor, Cartão Sus, comprovante de residência em Salvador e cartão de vacina antirrábica atualizado do animal. Para realizar o procedimento, é necessário que o pet esteja em jejum de 10 a 12 horas seguidas, rigorosamente, incluindo água, devido à anestesia. Caso contrário, o animal pode apresentar complicações.   

Se o cão ou gato ainda não tiver sido vacinado, a aplicação é feita das 8h às 14h, por um agente de endemias, na unidade de saúde de Castelo Branco, ao lado do Castramóvel. Após a aplicação do imunizante, é necessário aguardar 10 dias para voltar e realizar o procedimento de esterilização.  

Controle – A castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet, por prolongar a vida do animal e promover o controle populacional. Além disso, previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama, nas cadelas e gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, a agressividade do animal. 

Reportagem: Letícia Silva/Secom 

Skip to content