Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura oferece mais de 80 mil consultas e exames oftalmológicos por mês

Mais de 80 mil consultas e exames oftalmológicos. Esse é o número de procedimentos na área de oftalmologia oferecidos por mês pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde da capital baiana. No total, são 30 unidades entre rede própria e contratualizada que realizam o atendimento gratuito aos beneficiários SUS de Salvador. A ação abrange atendimentos ambulatoriais e hospitalares, abarcando desde consultas médicas, exames específicos em oftalmologia e tratamentos do programa de glaucoma até as cirurgias de catarata. 

Anualmente, a gestão municipal investe cerca de R$70 milhões na assistência da rede de oftalmologia. Esse investimento supera em 176% o recurso que é alocado no teto orçamentário do município de Salvador pelo Ministério da Saúde e que está previsto pela Programação Pactuada e Integrada (PPI) para cobertura da especialidade da oftalmologia. 

“A expansão da oferta de serviços de oftalmologia é uma prioridade da gestão municipal. Por esse motivo, alocamos um valor significativo de recursos para assegurar a assistência integral da especialidade para todos os soteropolitanos”, explicou o secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates. 

Cirurgia de catarata – Dentro da especialidade de oftalmologia, é relevante destacar o atendimento prestado aos pacientes com catarata no município. O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular. 

Em 2019, o município realizou 25 mil cirurgias de catarata. Esse ano, mesmo com o cenário de pandemia, foram efetuados cerca de 10 mil procedimentos somente no primeiro quadrimestre de 2021. A SMS investe mais de R$23 milhões por ano para execução desse tipo de cirurgia na cidade, recurso que ultrapassa em 378% o valor alocado pelo Ministério da Saúde na capital baiana. 

“Mesmo num cenário pandêmico, onde houve redução da produção de procedimentos eletivos em todo o país, a Prefeitura segue com ampla oferta de cirurgias de catarata na cidade. Entendemos a importância desse procedimento e, por esse motivo, a gestão continua aplicando um volume de investimento três vezes superior ao valor alocado pelo governo federal no setor em nossa cidade”, finalizou Prates. 

Acesso às consultas – O agendamento para primeira consulta com oftalmologista nos postos especializados pode ser realizada em uma das 156 unidades básicas de saúde da rede municipal, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8h às 17h. É necessário apresentar uma requisição preenchida por um médico e o cartão SUS de Salvador. 

Após a primeira consulta, a unidade que acolhe o paciente torna-se referência para acompanhamento clínico, com a marcação de novas consultas e procedimentos sendo agendados na própria clínica.

Skip to content