São oferecidas mil vagas para cursos profissionalizantes via Pronatec-Copa

A partir da próxima terça-feira (18) serão disponibilizadas pela Prefeitura de Salvador mil vagas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Copa), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes). As inscrições poderão ser realizadas na sede do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), situado no Shopping J.J. Center, na Baixa dos Sapateiros, das 9h às 17h, até o dia 21 de março.

Para se inscrever, o candidato precisa ser maior de 18 anos, residir em Salvador e não ter vínculo empregatício. No ato na inscrição, devem ser apresentados RG, CPF, comprovante de residência em Salvador e  de escolaridade (cópia e original). Estão disponíveis cursos para agente de informações turísticas, agente cultural, auxiliar de faturamento, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, bartender, camareira, garçom, copeiro, organizador de eventos, recepcionista de meios de hospedagens e de eventos e língua brasileira de sinais (Libras) avançadas e básica.

As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Os cursos completamente gratuitos serão ministrados pelo Senac e Ifba, a partir de abril e os candidatos receberam um auxílio transporte e lanche. De acordo com o diretor de Empreendedorismo da Sedes, Alan Rocha, responsável pela ação realizada pelo CEM, a estimativa é que 300 senhas sejam distribuídas por dia. “Todo o nosso excedente será mantido num cadastro reserva, para uma nova oportunidade, assim como fizemos no ano de 2013, quando alcançamos uma marca de dois mil inscritos”, destacou Rocha.

No ano passado, Salvador foi a primeira colocada no Norte/Nordeste em alunos inscritos no Pronatec-Copa, segundo dados do Ministério do Turismo (Mtur). No ranking nacional das cidades-sedes, a capital baiana só perde para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.