Prefeitura padroniza ambulantes de souvenirs

A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promove a padronização dos ambulantes de souvenirs que atuam nos pontos turísticos da cidade. Os trabalhadores licenciados estão sendo convocados a comparecer na sede da secretaria para receber coletes de identificação e realizar atualização de cadastro. A distribuição, que teve início em junho, já entregou 75 coletes de trabalhadores que atuam na Praça Municipal, Mercado Modelo e Pelourinho.

De acordo com a Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização do órgão, 90% dos vendedores que trabalham na região do Centro Histórico já compareceram para a retirada do material. As próximas áreas a serem convocadas são as regiões do Jardim Zoológico e Bonfim (Irmã Dulce). Para receber a vestimenta é necessário estar em dia com a taxa anual de licenciamento.

Os coletes de identificação são diferenciados por cores, área e número para facilitar a organização. Por exemplo, a cor azul identifica os ambulantes que atuam na Praça Municipal, o amarelo para os trabalhadores das imediações do Mercado Modelo, e laranja e vermelho para as áreas do Pelourinho e Terreiro de Jesus. A iniciativa visa facilitar o trabalho dos ambulantes, além da fiscalização da atividade pela Semop.

Formalização– Os ambulantes que desejam se formalizar devem comparecer na sede da Semop, na Rua 28 de Fevereiro, 26, Baixa dos Sapateiros munidos da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e certidão negativa, comprovando que não possuí dívidas com o município. Após a solicitação do processo de regularização, será realizada uma vistoria no local para informar se a atividade será ou não autorizada.