Logo Prefeitura de Salvador

Prefeitura participa de ato pelo Dia da Pessoa com Deficiência

As ações sociais da Prefeitura em prol das pessoas com deficiência em Salvador foram abordadas pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (21), durante a celebração do Dia Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência, ocorrida na sede do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), em Ondina. Além de conhecer as instalações, o prefeito também acompanhou a distribuição de 240 tabletes para os alunos dos grupos IV e V da Escola Municipal Dr. Fernando Montanha Pondé, anexa ao NACPC. 

O chefe do Executivo municipal destacou a importância de construir parcerias para oferecer ainda mais serviços para o setor, bem como cursos para mães e pais. “Ainda precisamos avançar mais. É preciso chamar a atenção de todos que possam colaborar com essa missão e causa das pessoas com deficiência. Fico imaginando o que seria das mães e das crianças que estão aqui hoje se não existisse o NACPC”, enfatizou Bruno Reis. 

O prefeito lembrou que entre as ações realizadas pela Prefeitura em prol das pessoas com deficiência está a construção, na Estrada do Curralinho, de uma escola para pessoas com espectro autista. Além disso, a administração municipal abriu o Centro Especializado em Reabilitação (CER) no Subúrbio 360, em Coutos, em parceria com a Apae-BA; instalou o Centro Dia para atendimento de crianças com microcefalia e familiares; implantação de acessibilidade nos novos equipamentos públicos; incentivo à literatura inclusiva e apoio a organizações sociais. “Tudo isso é compromisso e, hoje, agradecemos a todas as organizações sociais que dão apoio às pessoas com deficiência em Salvador”, declarou. 

Fundador e presidente da instituição, o médico Pedro Guimarães relatou as vitórias do NACPC ao longo de mais de duas décadas de trabalho. “Temos referências do que fizemos nesses 21 anos. Os pais e mães das crianças atendidas aqui dão uma lição diária de determinação. A instituição não tem apelo partidário, mas somos gratos à Prefeitura por todo apoio neste período. Sem este parceiro não conseguiríamos avançar tanto”. 

Na ocasião, o gestor e o prefeito conheceram as novas instalações para o núcleo familiar, projetos de educação e capacitação profissionalizante, chegada dos andadores elétricos – equipamentos para reabilitação destinados a treino de marcha – e a nova fachada inclusiva da instituição, um painel com 60 metros lineares de arte grafite realizada pelo artista visual Oliver Dórea e idealizado pelo presidente da instituição. 

“Esta fachada temática teve o cuidado de representar a diversidade típica da raça humana, trazendo para a cena cotidiana da comunidade e para todos os seus transeuntes as potencialidades da pessoa com deficiência, independente da condição de saúde”, explicou Guimarães.  

NACPC – Entidade sem fins lucrativos, o Núcleo de Atendimento com Paralisia Cerebral (NACPC) atende, atualmente, cerca de 500 crianças, jovens e adultos com deficiências físicas, intelectuais e múltiplas e suas famílias. A organização trabalha a partir da reabilitação especializada, voltada para a Educação Inclusiva e de Promoção Social, em modelo centrado na família e na abordagem biopsicossocial através de ações transversais entre as áreas de saúde, educação e assistência social.

Criado: 21 Setembro 2022

Skip to content