Prefeitura participa de comemoração dos 10 anos do Bolsa Família

A Prefeitura do Salvador esteve presente na solenidade em comemoração aos 10 anos do programa Bolsa Família, realizada nesta quarta-feira (30) em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foi realizado no museu da República e contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e da ministra Tereza Campello.

Na ocasião, foram apresentados os resultados obtidos com o programa ao longo da década e de como o auxílio beneficia as camadas mais carentes da população, incluindo dois milhões de baianos e 194 mil famílias de Salvador. Para o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Maurício Trindade, o Bolsa Família é de extrema importância para a população mais pobre de Salvador, pois possibilita a ampliação dos projetos coordenados pela pasta e o atendimento integral aos cidadãos beneficiários da iniciativa do governo federal.

Este ano, além da garantia de 9.137 vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Semps conseguiu desenvolver o Vestibular Social, que possibilitou aos beneficiários do programa cursar uma faculdade através do Fies. Em parceria com as secretarias da Educação (Smed) e da Saúde (SMS), é realizado o acompanhamento escolar e pediátrico das crianças, respectivamente. Além disso, para quem deseja ter o próprio negócio, foram firmadas parcerias com instituições financeiras que disponibilizam microcréditos para os usuários do programa.