Prefeitura participa de debate sobre redes sociais na comunicação pública

A 5ª edição do Scream Salvador – Festival de Criatividade e Mídia teve início nesta quinta-feira (3), com uma programação repleta de palestras, encontros, oficinas, cursos e painéis que visam fomentar ideias para gerar impacto na sociedade. Um dos destaques da programação nesta tarde foi a roda de conversa sobre redes sociais e influenciadores digitais.

O bate-papo, que ocorreu no palco do Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, reuniu a assessora de Marketing da Youpper, Samille Costa, e os gestores de redes sociais das prefeituras de Salvador e Curitiba, Paulo Vitor Bispo e Cássio Ferreira, respectivamente. A mediação ficou por conta da jornalista Suely Temporal.

Foram discutidas estratégias para alcançar os variados públicos através das redes sociais, formas de comunicar explorando formatos de produtos e plataformas diversas além da polarização de seguidores a partir de conteúdos gerados por instituições públicas.

Bispo destacou como as redes sociais podem ser instrumento para combater a desinformação, além de provocar reflexão para temas de impacto social usando recursos como memes, por exemplo. “Temos como nosso público principal a população pobre, que é a maioria em nossa cidade. Usamos o humor para satirizar, mas também falamos de forma séria quando é preciso, a exemplo de temas como vacinação e racismo”, enfatizou.

Samille Costa abordou como é essencial usar todos os recursos disponíveis para promover a inclusão através das redes sociais. “A gente precisa entender que fala com um mundo diverso, pessoas que se identificam com linguagem, figuras, cor de quem está fazendo a campanha ou expondo um produto. Trazer representatividade nas campanhas, na apresentação das tendências, é fundamental”, afirmou. T

Cassio Ferreira, que participou de forma remota do evento, explanou como a comunicação pública tem se adaptado para alcançar cada vez mais os cidadãos. “Se fala muito da transformação digital dentro dos governos e instituições públicas e a gente tá tentando implementar isso. É importante caminhar junto com a tecnologia para servir melhor os cidadãos. Tentamos passar com uma linguagem mais descontraída e simples para que os cidadãos entendam que a prefeitura está nos servindo”, destacou.

Acompanhando o evento, o coordenador de marketing de uma rádio soteropolitana, Josué dos Santos Junior, destacou como o evento tem contribuído com insights para as estratégias voltadas ao mundo digital. “A cada palestra que a gente vem acompanhando aqui no Scream a gente percebe que o menos é mais. Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça a gente consegue produzir bons materiais, tudo flui. Tenho tido muitas ideias aqui para reproduzir lá na frente. Alcançar e agradar o público é difícil e pesquisar e estudar para ser mais assertivo é sempre válido”, contou.

Programação – Neste primeiro dia, também foram abordados temas como “Ancestralidade e olhar para o futuro”, “O metaverso nas políticas políticas públicas”, “Novos modelos de negócios para a indústria da informação”, “Investimento em startups”, “Moda diversa”, “O poder da mídia digital para o varejo” e “Formação de influenciadores”, dentre outros.

Realizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP) e Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o Scream Festival tem atividades no Fera Palace Hotel, Teatro Gregório de Mattos (TGM) e Fundação Gregório de Mattos (FGM). A programação contempla mais de 64 horas de conteúdo, 120 palestrantes e 50 mil interações, e pode ser conferida no site www.screamfestival.com.br.

Criado: 03 Novembro 2022