Prefeitura participa do XII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Palestras, painel sobre mudanças climáticas e visitas técnicas são alguns dos atrativos do XII Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (Congea), organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento (Ibeas). O evento, que acontece esta semana e é apoiado pela Prefeitura de Salvador, terá palestras de representantes da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

A realização do congresso é de forma híbrida, podendo ser acompanhado presencialmente, no auditório da Unifacs, Avenida Tancredo Neves, mas também por transmissão do YouTube através do endereço https://youtu.be/kINzyWTmfSA. Os interessados em participar do evento, que prossegue até o dia 11, devem se inscrever pelo site www.ibeas.org.br/site/inicio.

Na programação de palestras, o diretor de Resiliência da Secis, Ivan Euler, abordou o tema “Resiliência Urbana e Clima”, na terça-feira (9). Já nesta quarta-feira (10), a subsecretária da Secis, Vânia Almeida, falará sobre “Ações e Propostas para a Gestão Ambiental em Salvador”, apresentando o que tem sido aplicado a respeito do tema.

“Serão apresentados trabalhos, estudos e pesquisas relativos à gestão ambiental e ao saneamento que poderão subsidiar ações e políticas públicas de desenvolvimento sustentável, não só em Salvador mas em todo o Brasil”, avaliou a subsecretária da Secis, Vânia Carla. Segundo a gestora, é também uma oportunidade para gestão municipal apresentar as ações que têm realizado, no enfrentamento à emergência climática.

Visitas técnicas – No último dia do congresso (11), os participantes serão acompanhados ao Parque das Dunas e Jardim Botânico, ambos administrados pela Secis. Haverá também uma visita à própria sede da secretaria, localizada no Comércio. O prédio foi totalmente reestruturado em 2020 e agora conta com uma fachada verde e calçada arborizada; mobilidade ativa; gestão sustentável das águas; coleta e gestão de resíduos; painéis solares, entre outras inovações.