Prefeitura pode solicitar até R$100 milhões para recapeamento asfáltico

A Prefeitura do Salvador já está autorizada a obter financiamento no valor de até R$100 milhões, junto a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), para execução de obras e serviços de infraestrutura urbana e saneamento na capital baiana. A Lei 8.445/2013 foi sancionada pelo prefeito ACM Neto e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (9), após aprovação na Câmara de Vereadores, o que aconteceu por unanimidade na última terça-feira. A avaliação do pedido pelo Legislativo municipal é um dos critérios para solicitação do recurso na agência de fomento.

O montante a ser solicitado para este ano é de R$50 milhões e será exclusivamente aplicado na recuperação da malha asfáltica de Salvador, que é bastante antiga e sofre com os constantes buracos que surgem principalmente no período de chuva. O foco da ação será os grandes corredores rodoviários, ruas e avenidas de maior intensidade de fluxo – dentre elas a Juracy Magalhães Júnior (retorno, sentido Iguatemi/Rio Vermelho), Antonio Carlos Magalhães, o complemento da orla, além de ruas localizadas em diversos bairros da periferia e do Subúrbio Ferroviário.

Dentre os próximos 20 dias serão definidos cerca de 50 locais prioritários que serão beneficiados com a ação, localizados em áreas como o Subúrbio Ferroviário, Cidade Baixa, Orla e Cajazeiras, dentre outras. A partir de então, o projeto será encaminhado à Desenbahia e passará por processo de análise, atendendo aos critérios da agência. A expectativa é de que o financiamento seja aprovado e liberado no mês de novembro, quando a Prefeitura abrirá processo de licitação para realização das obras.

Atualmente, a Prefeitura trabalha com 24 equipes na Operação Tapa-Buracos, desenvolvida pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop).  A ação é realizada em diversos pontos da cidade, de forma paliativa, para minimizar os problemas sofridos pela malha asfáltica.