Prefeitura prepara esquema especial de serviços para o 2 de Julho

A intenção é oferecer maior conforto para o público que vai conferir o desfile na próxima terça-feira

Para marcar as comemorações pelo 2 de Julho, a Prefeitura preparou um esquema especial de serviços públicos, garantindo conforto para quem participará dos festejos, envolvendo órgãos como as secretarias de Desenvolvimento, Cultura e Turismo, Saúde e Ordem Pública, além da Guarda Municipal, Defesa Civil e Limpurb.

As equipes do setor de Análise de Riscos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) já vistoriaram o percurso da festa. Foram verificadas possíveis irregularidades no trajeto que começa no Largo da Lapinha, passando pelo Centro Histórico e seguindo até o Largo do Campo Grande.

Os engenheiros e técnicos verificaram o estado de conservação de equipamentos públicos e monumentos, áreas do entorno, pavimentação e drenagem, além das redes elétricas e água e esgoto. “Este ano já vínhamos realizando outras vistorias naquela área, o que facilitou o trabalho e potencializou os resultados positivos. As verificações são feitas com bastante cautela e atenção para que nada passe despercebido”, diz a engenheira da Codesal, Rita Moraes.

“Queremos garantir a proteção civil para os cidadãos. Esse evento, assim como todos os outros que acontecem em nossa cidade, merece o nosso cuidado e preocupação. Fazemos a avaliação estrutural, assim como a análise dos possíveis riscos para que possamos evitar acidentes e garantir a integridade física daqueles que participarem da festa”, conclui o diretor-geral da Codesal, Álvaro da Silveira Filho.

Qualificação da festa – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da equipe do Setor de Fiscalização, iniciou nesta semana a notificação de bares, restaurantes, mercadinhos e demais estabelecimentos comerciais localizados no percurso do desfile. A intenção é conscientizar os comerciantes para que não vendam bebidas em vasilhames de vidro, conforme determina o Decreto nº 5.482/1999. Foram notificados 14 estabelecimentos entre os bairros da Lapinha, Soledade e Barbalho. A fiscalização se estenderá até o Campo Grande.

No dia do desfile, as equipes da Semop vão atuar no percurso, das 7h às 19h, com 134 agentes de fiscalização, distribuídos em vários pontos, e no acompanhamento da parada cívica. O órgão manterá plantão no Pelourinho com 50 fiscais, e em áreas do Iguatemi e Orla Marítima, através de fiscalização móvel.

A Limpurb, órgão vinculado à Semop, também vai reforçar a varrição e capinação do trajeto, incluindo o bairro de Pirajá, que recebe o fogo simbólico na segunda-feira (1°). Serão 60 homens trabalhando, garantindo que na manhã de quarta-feira (3) todos os trabalhos estejam finalizados.

O marco do Dois de Julho e áreas que estavam pichadas foram pintados, e os monumentos receberam algumas intervenções. A Guarda Municipal, também vinculada à Semop, disponibilizou cerca de 200 agentes para o evento, atuando no reforço da segurança, proteção ao patrimônio público, escolta dos carros e do caboclo.

A Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Município (Sucop) realizou essa semana serviços de manutenção no Campo Grande, como limpeza das fontes luminosas, jardinagem e poda das árvores. O órgão também ficou responsável pela construção dos barracões que vão abrigar as figuras do Caboclo e da Cabocla, símbolos da luta do povo pela Independência da Bahia.

Publicidade proibida – A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) alerta que não há exceções ao decreto 12.642/2000, que ordena a publicidade no município, durante o cortejo do 2 de Julho. Assim, blimps, faixas, placas e painéis publicitários estão proibidos. Os fiscais realizarão, entre a noite do dia 1º e no decorrer do dia 2 de julho, operações para coibir a prática durante a festa cívica.

As mensagens que estiverem fixadas em área pública serão removidas pelos agentes do Setor de Apreensão e Demolição da Sucom (SAD), bem como outras peças irregulares. Vale ressaltar que a legislação que ordena a publicidade em Salvador (decreto 12.642/2000) não permite a utilização de blimps (balões) no trajeto do evento.

É importante destacar que mensagens culturais ou de interesse público podem ser veiculadas em cartazes, bandeiras, estandartes e flâmulas portadas por pessoas. Nenhum tipo de engenho pode ser afixado em árvores, mobiliário urbano, fachadas e postes, dentre outros.

No caso de desrespeito às determinações legais, o material será apreendido e o portador, multado. Destaca-se, ainda, que a lei exige o licenciamento de publicidade em Salvador. As dúvidas sobre o assunto podem ser esclarecidas pelo Alô Sucom, no número 2201-6900.

Atendimento médico – Para atendimento médico do público que vai conferir o desfile, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza, além do Samu-192, nove unidades de pronto-atendimento, localizados nos bairros de Tancredo Neves, Pernambués, Itapuã, Periperi, Nova Brasília de Valéria, São Marcos, Pau Miúdo, Imbuí e Centenário. Na terça-feira, mais quatro postos provisórios estarão montados na Praça da Sé e nas imediações do Teatro Castro Alves, da Casa de Itália e da Câmara de Vereadores, com funcionamento de 8 às 12h, para reforço da vacinação contra a pólio.