Prefeitura promove ação de letramento de jovens e adultos da Cidade Baixa

Jovens e adultos que residem na Cidade Baixa estão tendo a oportunidade de se alfabetizar e letrar, sem nenhum custo. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), ocorre através de uma parceria com o Instituto Yduqs, o Centro Universitário Estácio e com a Prefeitura-Bairro Cidade Baixa.

A atividade faz parte do projeto Simm Prepara, que visa o fortalecimento do cenário de empregabilidade, preparando os cidadãos em disciplinas básicas para que, ao participar de processos seletivos, tenham êxito na busca por uma oportunidade de trabalho.

Carlos Augusto Pereira, 66 anos, contou que participar do projeto vai trazer mais dignidade para sua vida. “Estou muito emocionado por estar aqui. Eu parei de ir à escola muitos anos atrás. Me pergunto porque parei de estudar e não encontro resposta. Quando ouvi que teria essa ação na rádio fiquei muito feliz e estou achando tudo nota dez. Aqui eu estou buscando o que eu perdi. Quero me letrar para entender melhor o mundo”, afirmou.

Para Roque Paulo Oliveira, 71 anos, este é o pontapé inicial para uma grande transformação de vida por meio da educação. “Quero retomar os estudos e aprender muito para poder estudar direito. Vou me dedicar muito porque como advogado vou poder mudar minha história e resolver pendências que tenho faz tempo. Nunca é tarde para estudar”, destacou.

Com aulas iniciadas na terça-feira (10), a expectativa é que, até o final do ano, sejam formados com esta ação de letramento e alfabetização 80 cidadãos. As aulas vão ocorrer das 14h às 17h, sempre às terças e quartas, no Campus Fratelli Vita da Estácio, localizado no bairro da Calçada. A expectativa é que sejam quatro meses de formação para cada turma.

A estudante de pedagogia e professora de uma das turmas do projeto, Jamile Lima Matos, contou que o processo de alfabetização e letramento do público tem sido uma troca valiosa para todos. “A perspectiva é a melhor possível e o conhecimento é algo que ninguém tira de você. Esse conhecimento não pesa, não ocupa espaço e vem para agregar. Esse momento de letramento é uma troca e estou aprendendo junto com eles”, contou.

Dinâmica – O programa tem como proposta suprir o conhecimento dos participantes em português e matemática, na leitura e escrita de pequenos textos, além de fortalecer a compreensão de texto. No campo da lógica tem a intenção de colaborar para resolver problemas matemáticos simples. Os alfabetizandos também aprenderão a se comunicar por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel e utilizar, de forma crítica, informações veiculadas nas diferentes mídias digitais.

O letramento dos cidadãos está alinhado com o quesito número quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática até 2030. O ODS 4 visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.